quarta-feira, novembro 27

10 falhas nas mídias sociais em 2013

Há desde Danone tirando sarro de time de futebol a blogueira de revista famosa que quis dar carteirada na balada


A 36 dias de seu fim, 2013 vai deixar ótimas lembranças para a propaganda brasileira. Foi neste ano que o País bateu seu recorde de Leões em Cannes. Entretanto, nas redes sociais, algumas marcas continuaram tropeçando e causando polêmica.
O Adnews compila abaixo 10 fails em mídias sociais de 2013. Há desde danone tirando sarro de time de futebol a blogueira de revista famosa que quis dar carteirada na balada.
Confira:

Cacau Show

Já imaginou uma marca pedindo para que os consumidores lambessem seus monitores? Pois foi o que um post na fanpage da Cacau Show fez. A brincadeira não pegou bem e gerou buzz negativo nas redes sociais, além de chacotas feitas por outras marcas.

Danette

"Eu não sei os outro são paulinos, mas eu nunca mais compro um Danette na vida", a frase é do internauta Rudi Carneiro e resume bem a confusão que envolveu a Danette e torcedores do time do Morumbi no Facebook.
Na época, o post abaixo, publicado após a derrota do São Paulo numa partida, acabou gerando um pedido de desculpas da agência gestora da conta, a Espalhe.

Pepsi

As seleções da Suécia e de Portugal decidiram na repescagem uma vaga para a Copa do Mundo de 2014. O time de Cristiano Ronaldo levou a melhor, mas anúncios da Pepsi veiculados no Facebook sueco da marca torceram contra o resultado.

C&A

A rede promoveu um “desastre de photoshop” na cantora Preta Gil. Entre os comentários postados na época, um conseguiu resumir a situação: “Sério que ninguém da agência/marketing/C&A reparou que a Preta tá parecendo a princesa Fiona depois de malhar o trapézio?”.

The Home Depot (varejista norte-americana)

Racismo é sempre uma polêmica e quando a rede varejista Home Depot perguntou no tweet abaixo qual baterista não era parecido com os outros, muitos entenderam a imagem e a pergunta como racista, já que o macaco está ao lado de dois negros. A empresa pediu desculpas e dispensou sua agência de mídia social.

Couro Fino

Uma campanha, criada pela marca Courofino para o Dia das Crianças gerou enorme polêmica na internet. A empresa, que comercializa artigos de couro, postou três peças com uma criança maquiada, utilizando acessórios de adultos e fazendo poses sensuais.
A campanha foi veiculada na fanpage da marca cearense e também em banners colocados nas lojas. A reação do público foi instantânea. De acordo com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), as peças receberam mais de 70 reclamações.

Ministério da Saúde

O dia 2 de junho ficou instituído como o Dia Internacional das Prostitutas. Aproveitando a oportunidade, o Ministério da Saúde lançou nas redes sociais uma campanha para promover o uso da camisinha e o respeito a todas as pessoas que viraram profissionais do sexo.
Uma imagem divulgada pelo Governo Federal contém a frase: "Eu sou feliz sendo prostituta" e gerou polêmica.
O ministro da saúde Alexandre Padilha tirou a imagem do ar. "Enquanto eu for ministro, não acho que seja uma mensagem a ser passada pelo Ministério da Saúde", disse à época.

Epicurious (site de receitas)

O site pensou que poderia ajudar as pessoas a “relaxar” depois do bombardeio Maratona de Boston e aproveitou o buzz do assunto para promover algumas receitas no Twitter. Hora errada, lugar errado e polêmica certa.

JP Morgan

Um fail que na verdade nem aconteceu. A JP Morgan resolveu dar uma oportunidade a seus consumidores e anunciou que eles poderiam perguntar algo para que o Vice Chairman da empresa respondesse. Antes mesmo do Q&A começar, a marca recebeu uma enxurrada de tweets irônicos. “Onde posso mandar meu currículo? Sou inteligente e tenho flexibilidade moral”, dizia um deles. O resultado? A marca cancelou a ação antes mesmo dela acontecer. 


Blogueira da Capricho

Uma usuária do Facebook causou polêmica nas redes sociais brasileiras em 2013. Giovanna Ferrarezi reclamou que foi tratada de forma hostil por funcionários de uma balada. Segundo a moça, nem o fato de ser "blogueira da Capricho" ajudou a "olhar" o local sem precisar entrar na fila.
Não deu outra, internautas entenderam a situação como uma tentativa de dar o famoso "jeitinho", ou em outros termos, a famosa "carteirada" e transformaram a moça em meme.
Algumas marcas também aproveitaram a postagem de Giovanna.

FONTE: administradores


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