quinta-feira, novembro 28

Email Marketing: Você está fazendo isso certo?

emailmarketing

E-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para empresas conquistarem novos clientes e também para fidelizarem os atuais. De fato, um estudo feito pela empresa Pingdon descobriu que há cerca de 2,2 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo, duas vezes mais que os usuários do Facebook. Por isso você tem que aproveitar essa ferramenta para divulgar seus produtos ou serviços!
E por que um e-mail marketing é importante para sua estratégia de marketing de conteúdo?
Simples, você montou sua estratégia, divulgou o conteúdo e agora está aumentando o tráfego do seu blog/site e crescendo sua lista de e-mails. Daí, surge uma dúvida. Como entrar em contato com essas leads e mantê-las interessadas na sua empresa? Através do e-mail marketing!
O e-mail é uma ferramenta que lhe permite atingir diretamente seu público alvo com um custo relativamente baixo. Um e-mail Marketing ruim pode sujar o nome da sua marca e irritar os assinantes que você lutou tanto para conseguir. Neste post, vamos ajudá-lo explicando o que fazer para construir sua primeira campanha de e-mail marketing com sucesso.

Quer que as pessoas abram seus e-mails? Comece com um bom assunto.

A primeira coisa que as pessoas vêem em um e-mail é a linha de assunto. O que você escrever vai determinar o sucesso da sua campanha de e-mail, logo você deve pensar bem no assunto proposto e escolher algo que chame a atenção do seu público alvo. Um bom título é extremamente importante para ter uma alta taxa de abertura.
Sua linha de assunto deve ser orientada para a ação e falar diretamente com o usuário do e-mail. Verbos de ação, como “aprender” e “download” indicam que o destinatário tem algo a ganhar com a abertura do seu e-mail.
Criar senso de urgência é outra tática que você pode usar. Indicar um prazo limite na linha de assunto para que o potencial cliente abra o seu e-mail, é uma arma infalível para a pessoa abrir o e-mail assim que ele entrar na sua caixa de entrada. Se você não convencer o destinatário a abrir o e-mail de imediato, são grandes as chances do e-mail se perder na caixa de entrada e nunca ser aberto.
Um dos meus métodos favoritos é sempre citar um problema que o potencial cliente pode estar tendo e que eu tenho a solução. Eu por exemplo, uso assuntos como: “Está sem tempo para atualizar seu blog?”. Esta pergunta simples, faz com que o meu potencial cliente se interesse pelo assunto e garante uma alta taxa de abertura dos meus emails.
É importante também sempre especificar qual o seu intuito com o e-mail, para que o destinatário saiba o por que do e-mail e a conversão fique mais clara como “ Vamos começar a fazer Marketing de Conteúdo?”. Você tem que despertar a curiosidade no seu público alvo para que ele possa abrir o seu e-mail e descobrir que você tem a solução que ele precisa.
Outra dicas legais para melhorar seu assunto de email:
  • Evite palavras que tem grandes chances de cair em filtros de SPAM como “grátis” ou “viagra”, por exemplo.
  • Evite escrever seu assunto usando ponto de exclamação
  • Mantenha o assunto curto, idealmente com menos de 45 caracteres.
  • Seja rápido e direto, mostrando para o cliente que você não está lá para desperdiçar o seu tempo, mas para oferecer algo que ele realmente precisa.
Antes de passar adiante, recomendo que você leia este artigo bacana sobre como escrever bons assuntos para sua campanha de email marketing.

Não basta ter somente um bom assunto, você precisa de um ótimo conteúdo no e-mail para fidelizar seus assinantes!

Agora que você já criou um assunto matador e a sua taxa de abertura está nas nuvens. É preciso de ter um bom conteúdo para converter seu público. Em primeiro lugar, não escreva para uma lista, escreva para uma pessoa. Quanto mais pessoal a linguagem do seu e-mail, melhor será a resposta e sua credibilidade aumenta. Para maximizar seu sucesso, sempre segmente sua base de emails em grupos com afinidades e converse com eles separadamente. Torne cada email que você envia o mais simples e direto possível. Várias empresas hoje fazem email marketing de modo errado, enviando e-mails automatizados para sua base, sem gerar nenhum valor para o assinante.
Não utilize modelos de email marketing com html poluído e imagens fantasia complexas. Um e-mail limpo, com apenas um texto e uma introdução pessoal vai envolver o destinário e fazê-lo sentir como se fosse realmente uma pessoa do outro lado.
Use a palavra “você”, faça perguntas, e não seja chato. Depois te ter planejado o e-mail, faça um teste com um grupo menor de destinatários, monitore se eles abriram o e-mail e se responderam. Sempre peça feedback e também envie para você mesmo. Pergunte-se: Eu iria responder este e-mail, enviaria diretamente para o lixo, ou pior, marcaria como spam?
O mais importante, não se esqueça do propósito do e-mail. Você está promovendo um evento? Está tentando marcar uma reunião? Está divulgando um novo serviço? Destaque os benefícios e mostre para o leitor o caminho que você espera que ele tome. Ele deve entender exatamente o que se espera dele. Escrever um claro apelo a ação (call to action) e lembrá-lo, com confiança, que é interessante para ele seguir adiante.
Fidelizar seus assinantes não é tarefa fácil. Não desperdice a oportunidade de alcançá-los enviando e-mails chatos e sem propósito. Invista em um conteúdo legal e você ira colher bons resultados e aumentar suas taxas de abertura e conversão.
E você, quais são as estratégias de e-mail marketing que você está utilizando? Conte um pouco para nós nos comentários abaixo e vamos trocar figurinhas!

FONTE: marketingdeconteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário