quinta-feira, novembro 28

Não sei nada sobre essa vaga. Devo me inscrever?

Quem está procurando emprego ou estágio pode se deparar com casos em que nem o nome da empresa é divulgado. Veja o que fazer nessa situação

Não sei nada sobre essa vaga. Devo me inscrever?

Imagine a seguinte situação: você está procurando um trabalho. Portanto, espalha a notícia para todos os amigos da faculdade, segue perfis que divulgam vagas no Twitter e curte no Facebook empresas que costumam abrir suas oportunidades na Fan Page.

Aí alguém, amigo de outro alguém, que é apenas um conhecido seu, publica na sua timeline uma vaga para estudantes de Administração, a partir do segundo ano. Você imediatamente pensa: “Essa já é minha.” Porém, quando vai procurar saber mais sobre os requisitos e os benefícios... Não encontra nada! E aí? Você envia seu currículo a esmo para o e-mail indicado? Procura outras informações? Faz o quê?!

Se você ainda não passou por isso, vai passar. E quando acontecer, as dicas sobre como lidar com o recrutador nessa circunstância de Rodolfo Roquette, sócio e executivo da Proff, empresa de Recursos Humanos, vão te ajudar!

O que perguntar num primeiro contato com a empresa? O ideal é buscar esclarecimentos sobre a vaga, iniciando pelos pré-requisitos como proficiência em outros idiomas, nível de escolaridade mínimo, experiências exigidas, faixa salarial e local de trabalho. Essa triagem evita desgastes e perda de tempo. Ainda de acordo com Roquette, é melhor que isso seja feito por telefone, porque dessa forma o candidato pode se expressar melhor, incluir elementos novos, demonstrar seus reais interesses pela vaga, além de esclarecer imediatamente eventuais dúvidas do selecionador. “O e-mail não deixa de ser uma opção, principalmente quando o contato por telefone não for possível”, diz ele. “Esse e-mail pode servir para o candidato se apresentar, encaminhar o currículo e, se necessário, pedir alguns esclarecimentos.”

Devemos entrar em contato e logo de cara perguntar detalhes? Segundo Roquette, não há problema em querer saber os pormenores da vaga, desde que o candidato não demonstre uma preocupação exagerada com um fator específico. “Neste primeiro contato, deve-se mostrar apenas uma preocupação em descobrir quais são os requisitos. Para toda oportunidade aberta, uma série de exigências são definidas, inclusive algumas sem qualquer margem de negociação, como idiomas, por exemplo”, explica.

Vale a pena mandar o currículo antes de saber mais? Roquette não vê nenhum problema em enviar o currículo antes de saber os detalhes da vaga. “Nem sempre os responsáveis pelo processo seletivo estarão disponíveis para esclarecer dúvidas naquele momento”, explica. “De qualquer forma, é importante fazer um texto simpático que ilustre os motivos e objetivos que levaram o candidato a concorrer à vaga”, completa o executivo.

Como se preparar para a entrevista sem muitas informações sobre a vaga? É importante que o profissional passe uma imagem positiva desde o primeiro contato com o recrutador. Roquette explica que cuidar da aparência, ser pontual e demonstrar conhecimento das próprias experiências são algumas das principais orientações na conquista da colocação. “Vale destacar as características pessoais, que costumam ser observadas e analisadas pelos recrutadores”, sugere.

Quando a empresa não se identifica, é seguro enviar o currículo? Nestas situações, Roquette alerta: “Caso o jovem esteja realmente procurando uma oportunidade de trabalho ou estágio e não esteja empregado, vale encaminhar o currículo com alguns cuidados, como não incluir endereço e telefone residenciais, nem dados de documentos”. Por fim, avisa que várias empresas anunciam vagas sem qualquer identificação, entretanto, uma divulgação tão fechada pode ser apenas para compor banco de candidatos, criar mailing ou até mesmo roubar informações pessoais. Por isso é preciso ser cuidadoso.



FONTE: clickcarreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário