sexta-feira, maio 31

FOMENTO DE ACORDOS BILATERAIS: LANÇADA A CHAMADA PELO CNPQ


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico lançou na última quinta-feira (23), a chamada pública n° 17/2013 Cooperação Internacional – Acordos Bilaterais, que visa apoiar projetos conjuntos com 12 países da Europa, América do Sul e Central e Caribe. O recurso total disponibilizado pelo CNPq para o financiamento dos projetos é de R$ 6 milhões.
Os países envolvidos na iniciativa são
Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Cuba, França, Itália, México, Portugal, Uruguai e Peru. O tempo de duração dos projetos e as áreas abrangidas variam de acordo com o parceiro incluso na proposta, que poderá receber até R$ 100 mil para financiamento de custeio.
Nos projetos em parceria com os institutos de ciência e tecnologia da Itália, Alemanha, Portugal, Bélgica e França, serão permitidas solicitações adicionais de até R$ 100 mil para financiamento de bolsas de graduação no exterior.
Serão concedidas bolsas, com vigência máxima de 12 meses, nas modalidades Doutorado Sanduíche (SWE), Pós-Doutorado (PDE) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Júnior(DEJ) e Sênior (DES), exclusivamente para as áreas contempladas no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
Inscrições: As propostas devem ser cadastradas até o dia 17 de julho, na Plataforma Carlos Chagas, na página do CNPq. A divulgação dos resultados ocorrerá a partir do mês de outubro e o início do apoio às propostas ocorrerá partir de novembro.

FONTE: CNPQ






GERAÇÃO Y: PONTOS POSITIVOS E PONTOS NEGATIVOS




Faz algum tempo que discutimos sobre a influência que a Geração Y tem tido no mundo empresarial e na gestão de projetos, dando sustância a   esta discussão, a revista Mundo Project, publicou, com destaque da capa, um artigo escrito pelo Professor André Barcaui, com alguns pontos estruturais para nossa reflexão, ainda não sabe-se como a Geração Y irá se comportar nos cargos de gerência, no entanto a cada dia, com o crescimento da economia e  o surgimento de grandes obras como as do PAC, Olímpiadas de 2016, Copa de 2014, dentre outros, trazem consigo e preocupação e a urgência das empresas se prepararem para as mudanças de cultura organizacional que esta geração traz consigo, afinal, com o aumento da demanda, a geração y deve assumir cargos gerenciais com idade menor que a das gerações anteriores.
Naturalmente, com estas questões surgem os questionamentos e a vontade de tentar entender como  a Geração Y está preparada para assumir estes cargos. Até  onde a capacidade de fazer muitas as coisas ao mesmo tempo se refletirá em um gerente capaz de gerenciar muitos projetos ao mesmo tempo, ou então criará gerentes com baixa capacidade de focar em um projeto quando necessário? Tendo como base o artigo do professor Barcauí, levantamos alguns pontos positivos e negativos quanto as previsões do que podemos esperar desta geração:

Pontos positivos:
  1. A Geração Y foi modelada socialmente para trabalho em grupo, o que favorece o espirito de equipe, assim como a convivência e a tolerância as diversidades.
  2. Trata-se de uma geração mais preocupada com o meio ambiente, em especial por que a questão já vem incorporada.
  3. Tem uma relação com os as novas tecnologias e redes sociais como algo muito mais rotineiro, o que aumenta signficativamente a capacidade de se comunicar e fazer networking desta geração.
  4. Trata-se de uma geração disposta novos desafios, que cresceu com seus pais lhes dizendo que os seus sonhos são possíveis de serem realizados.
  5. Tem uma capacidade de iniciativa, presente apenas nos “líderes” das gerações anteriores.
Pontos negativos:
  1. Por terem crescido ouvindo elogios, tem dificuldades em incorporar críticas e reconhecer aonde estão seus erros.
  2. Não estão dispostos a passar a vida inteira em uma empresa, em especial por reconhecerem o trabalho como uma das fontes para ter uma vida prazerosa, e não a única.
  3. Sobre um aspecto geral, existe um questionamento se as universidades estão conseguindo transmitir o conhecimento de maneira eficaz para estas gerações, caso não esteja, o Brasil pode até mesmo vir a perder sua posição de destaque no BRIC.
  4. Tem uma ética no trabalho difenciada em relaçãoa geração anterior, dando pouco valor a vestimenta formal e horários fixo, o que se transforma em um potencial conflito de gerações.
  5. Devido a sua natureza multitarefa, é uma grande icognita saber se o gerente de projetos Y saberá direcionar os esforços prioritários aos projetos estratégicos.

Geração Y no Chile


Eles nasceram entre 1980 e 2000 , os filhos de uma geração de "baby boomers" levantou com uma forte ética de trabalho e auto-aperfeiçoamento . No entanto, as aspirações destes jovens estão muito longe da ideia de progresso e esforço que caracterizou seus pais. Enquanto alguns definem como adolescência, individualista, materialista, narcisista, economicamente dependentes de seus pais e preguiçosos, outros afirmam que os membros da Geração Y são a chave para a sociedade do futuro.

'Não é uma geração em que dizia respeito aquestões central e educação. Eles são mais abertos à diversidade e inclusive com a população mais discriminados.empresas também conhecer as principais características dessa geração Y, muitas vezes impostas condições de trabalho a que os empregadores têm de se adaptar. Além disso A revista Time dedicada à também conhecida como Geração do Milênio ou Geração "I, I, I" a capa deste mês um relatório abrangente. Da mesma forma, descreve em pormenor alguns dos hábitos mais comuns dos jovens de hoje como a ganância de compartilhar imagens de si mesmos e de todos os momentos de suas vidas em redes sociais , ou dependência de dispositivos eletrônicos de vanguarda que mantêm 24 horas interagindo com seus contatos, como smartphones e tablets. 
De acordo com o Centro de Pew Research  os membros desta geração enviam uma média de 88 mensagens de texto por dia através de seus telefones. Esta situação é semelhante à do nosso país e que, de acordo com o Relatório do Painel Train on-line Digital Pontifícia Universidade Católica do Chile , a juventude chilena entre 18 e 30 anos começa a enviar 50 SMS por dia. Apesar disso, especialistas consultados pela revista dos EUA afirmou que a geração atual tem menos medo da autoridade é muitas vezes mais criativo, gera próprias idéias, é melhor, mais resistentes habilidades de negociação e tende a pensar nas coisas antes de agir.

Fonte: J2DA / Gumtree Chile

quinta-feira, maio 30

APRENDA A ESCREVER UMA CONCLUSÃO COERENTE E OBJETIVA EM SEUS TRABALHOS


Todo trabalho ou redação deve conter uma conclusão feita de forma coerente e objetiva. Confira algumas dicas para aprender a fazer a sua!


Pesquisas, trabalho e redações devem conter uma conclusão. Esse item deve resumir os pontos principais defendidos nas páginas ou parágrafos anteriores e reuni-los com argumentos finais. Esse provavelmente será o último parágrafo de seu trabalho ou redação. Dessa forma, deve dar ao leitor a sensação de que o texto está completo e ele deve estar satisfeito com o que foi passado.
  

Confira 5 coisas que sua conclusão DEVE ter:


1º Lembre todos os tópicos do trabalho:

Lembrar aos leitores todos os tópicos que falou e argumentos que utilizou para confirmá-los. Faça isso de forma sucinta e objetiva.

2º Faça um resumo:

Procure fazer esse resumo de forma criativa e inovadora, para que não seja apenas um repetição do que já foi abordado.

3º Sugira leituras completares:

Sugira leituras complementares que o leitor pode usar para reforçar os pontos que você defendeu em seu texto. Faça isso explicando o quanto e porque seu argumento é importante para o leitor.

4º Sintetize o seu trabalho:

Sintetize todo seu trabalho de maneira profissional e demonstre o quanto você entende do assunto, abordando o tópico de maneiras diferenciadas.

5° Seja confiante:

Seja confiante e dê a seu leitor a impressão certa sobre sua capacidade intelectual.


Confira 4 coisas que esse item NÃO DEVE possuir:


1º Propor ideias que não foram apresentadas:

Propor novas ideias que não estavam enunciadas nas páginas anteriores.

2º Introduzir novas informações:

Introduzir novas evidências ou informações.

3º Fazer um texto parecido com a introdução

Fazer o texto de forma parecida ou similar à sua introdução. Lembre-se você já apresentou esse conteúdo durante todo o trabalho.

4º Ser dramático:

Ser dramático. Na tentativa de enfatizar a importância de sua pesquisa, não seja sentimental, dramático ou sensacionalista. Apegue-se somente aos fatos.

 Fonte: Universia Brasil


DOWNLOAD GRÁTIS DO LIVRO ENSAIOS, DE FRANCIS BACON




Baixe grátis o livro Ensaios, de Francis Bacon


Gosta de livros? Aumente a sua biblioteca digital com mais uma obra grátis para download. Baixe gratuitamente a obra Ensaios, de Francis Bacon




Baixe grátis o livro Ensaios, de Francis Bacon
Crédito: Shutterstock.com
A versão final recebeu o nome de Ensaios ou Conselhos, Civis e Morais, a nova versão apresenta 58 ensaios
 Universia Brasil disponibiliza para download grátis o livro Ensaios, de Francis Bacon. A obra foi publicada pela primeira vez em 1597. Essa edição incluía apenas dez ensaios, com um estilo primário. O livro está disponível para download na língua inglesa.

O livro foi escrito com observações retiradas das marcantes experiências da vida publica de Francis Bacon – que chegou a posto de conselheiro político da realeza e foi punido por conspiração contra os interesses da monarquia. A segunda edição publicada em 1612, contém 38 ensaios com vários assuntos diferentes.

A versão final recebeu o nome de Ensaios ou Conselhos, Civis e Morais, a nova versão apresenta 58 ensaios. Nos ensaios, Bacon varia muito sua abordagem, trabalhando cada tema com vários pontos de vista diferentes e análises sistemáticas interessantes.



ESTRATÉGIA DE UMA GRANDE MARCA: COCA-COLA LANÇA LATINHA QUE SE DIVIDE EM DUAS




Reprodução de vídeo
Reprodução de vídeo
Trecho da campanha publicitária
A Coca-Cola, durante anos, estimulou em suas campanhas publicitárias a mensagem de que a empresa não vendia apenas refrigerantes, mas por meio das bebidas, estimulava os clientes a compartilharem felicidade. A nova campanha da empresa, feita em parceria com a agência Ogilvy & Mather´s, segundo informa o site da revista Fast Company, ampliou esse conceito de compartilhamento.

A empresa colocou à disposição dos consumidores latas que se dividem ao meio - possibilitando que duas pessoas consumam a bebida separadamente. O nome da ação é Sharing Can e mais detalhes podem ser obtidos no vídeo abaixo.
O principal ensinamento dessa estratégia para pequenos empreendedores é a maneira como a empresa comunica seu produto. Assim, é possível dizer que a Coca-Cola não vende Coca-Cola, mas comercializa um meio de facilitar a troca de 'felicidade' entre as pessoas. A inovação, que possibilitou a criação dessa latinha, reforçou justamente essa mensagem aos seus consumidores.
A qualidade do vídeo também reforça a ação - e poderia acabar com ela caso o resultado fosse negativo. É claro que o pequeno empreendedor não dispõe dos recursos financeiros da Coca-Cola, mas a mensagem principal é: você precisa saber comunicar ao mercado, às pessoas, o que você vende. Esse é o caminho para você crescer.

MERCADO DE EDUCAÇÃO E SUAS IDEIAS INOVADORAS GANHAM ESPAÇO MESMO FORA DA INTERNET

Ideias Inovadoras para o setor de Educação no País, ganham espaço mesmo fora da internet 


Franquia de ginástica para o cérebro, curso de astronomia para crianças a partir dos seis meses de idade e até lousa digital com 15 metros quadrados. O mercado de educação também oferece espaço para iniciativas que se desenvolvam fora da internet. Mas seja qual for a proposta, é bom que se diga, o momento parece mesmo ser das ideias embaladas pela inovação e muito bem recheadas com o que há de mais atual do ponto de vista tecnológico.
Um exemplo do que desponta como negócio promissor no ramo, hoje em dia, é o trabalho do matemático Marcelo Amaral Rezende. Ele foi por 35 anos professor universitário e há cinco tornou-se empreendedor em tempo integral.
Desde o final de 2007, Rezende, que trocou a cidade de São Paulo por Florianópolis (SC), se debruça no desenvolvimento de uma lousa digital que, de uma vez por todas, consiga reproduzir as dimensões da versão tradicional, que ainda faz sucesso justamente por ocupar a parede inteira da sala de aula.
“Acontece que as lousas digitais pelo mundo, até a minha criação, tinham no máximo 80 polegadas, ou 1,60 metro de largura por 1,20 metro de altura, o que é mais ou menos o tamanho de um flip-chart. Mas a minha, a Tawboard, pode ter até 20 metros quadrados”, conta o matemático, que vendeu sua parte em um imóvel na capital paulista para garantir recursos para o desenvolvimento do projeto.
“A novidade está na funcionalidade da caneta ótica e no software, que permite criar dentro da lousa uma cópia do computador. Com isso, você interage totalmente na lousa”, explica o inventor, que define seu produto como se fosse um iPad gigante, mas ligado ao computador.
Segundo Rezende, agora pronta, sua invenção pode abocanhar uma parte do mercado de lousas, estimado em R$ 4 bilhões pelo mundo, segundo dados de pesquisa feita pelo instituto Wainhouse Research, que prepara relatórios sobre o setor. “Eu e meus dois sócios acreditamos nos conceitos de startup enxuta, por isso, queremos nos preparar para um salto maior. Queremos, até o final do ano, vender de 10 mil a 20 mil lousas, com um tamanho de 15 metros quadrados de área, com o preço de R$ 4 mil por produto. No ano que vem, vamos para o mercado dos Estados Unidos e da Europa”, projeta.
Atividade cerebral. Na cidade de Recife (PE), e em São José dos Campos (SP), a aposta de dois empresários não é na comercialização de um novo equipamento eletrônico. Eles procuram, na verdade, explorar uma nova tendência associada ao desenvolvimento da capacidade cognitiva das pessoas.
“Ensinamos astronomia, economia, metas e lições de vida para crianças a partir dos seis meses de idade”, afirma Ana Paula Harley, que adquiriu a licença para vender no Brasil a franquia FasTracKids. Trata-se de um sistema educacional voltado para a primeira infância. Dividido em módulos que vão de dez semanas, para as crianças de seis meses a dois anos, e de 24 meses, para quem tem a partir de dois anos de idade, o método foi desenvolvido nos Estados Unidos respaldado por pesquisas de neurociência que, segundo afirma Ana Paula, pode ampliar em até 25% o desenvolvimento da pessoa quando devidamente estimulada.
Em São José dos Campos, o engenheiro aeronáutico Antônio Carlos Perpétuo administra a rede Supera, que ele define como uma academia de ginástica para o cérebro. O método foi criado quando o empresário identificou no filho um problema de dificuldade de atenção.
Para formatar o negócio, ele associou jogos de raciocínio lógico a ferramentas como o ábaco (antigo instrumento de cálculo asiático), que segundo ele ampliam a capacidade de concentração, velocidade de raciocínio e o relacionamento interpessoal de crianças e adultos. “Nosso negócio não tem idade, mas somos mais procurados por jovens de 4 a 14 anos e pessoas a partir dos 55 anos”, afirma Perpétuo, que tem 93 unidades pelo Brasil e, em 2013, prevê faturar R$ 12 milhões.
FONTE: Estadão

EMPREENDER EM EDUCAÇÃO: A HORA É AGORA!


Lacunas deixadas pelo poder público se tornam negócios de futuro nas mãos de empreendedores


O Brasil precisa investir em educação para crescer. Mas o caminho óbvio tem por aqui um processo lento. São lacunas históricas, que nos últimos anos se tornaram ainda maiores diante dos avanços tecnológicos e da massificação da internet.
O cenário pouco animador, no entanto, está mudando. Justamente nos espaços não preenchidos pelo sistema de ensino público, brotam oportunidades para empresas de pequeno e médio portes. E a carência de soluções para o setor atrai um grupo de investidores disposto a financiar esse tipo de negócio.
“O Brasil tem hoje o maior grupo de ensino do mundo (resultado da fusão entre Anhanguera e Kroton). Isso causa estranhamento no exterior. Mas é um processo meio óbvio. Nos últimos anos, com a economia em ascensão, ficou fácil perceber a carência de mão de obra técnica qualificada”, analisa Carlos Souza, sócio-fundador do Veduca, plataforma online que oferece sem custo aulas em vídeo com professores de grandes universidades.
A percepção de que o mercado tende a crescer foi encarada como oportunidade para Souza, que deixou seu emprego de nove anos na Procter & Gamble para montar o site. “Participei de uma feira nos Estados Unidos onde eram apresentados e premiados os trabalhos mais inovadores do mundo. Um dos vencedores tinha desenvolvido uma lixeira que minimizava os impactos ambientais da cidade. Quando vi como ela funcionava, pensei na inviabilidade do negócio no Brasil. As pessoas não saberiam como usá-la. Vi que a gente não tinha educação para lidar com esse tipo de novidade”, conta o empresário.
A constatação o impulsionou a criar, com ajuda de quatro sócios, um site para distribuir conhecimento. Em um ano e meio, o projeto já conta com mais de 5 mil aulas gratuitas. O próximo passo da empresa é apostar em certificados de educação à distância (EAD) – o usuário só paga caso queira um certificado e, para conseguí-lo, passará por provas online. Pioneiro, o projeto chamou a atenção de grandes universidades do mundo como Harvard, Yale e Stamford, hoje fornecedoras da principal matéria-prima do negócio.
“As grandes universidades já estão avançadas nesse sentido e possuem um grande número de aulas digitalizadas. Fizemos um trabalho de curadoria e escolhemos as melhores”, explica o empresário, que agora pretende incluir material produzido por instituições nacionais no programa. “No final de 2012 começamos a ficar mais conhecidos e, desde então, aceleramos muito o processo de parcerias com universidades brasileiras.”
Para transformar a ideia em negócio, Carlos e os sócios tiveram de ser realistas. “Investimos um capital nosso para iniciar e prospectar investidores. Sabíamos que o negócio só começaria a dar retorno dentro de um prazo mais longo”, explica. Poucos meses após a fundação, ainda em 2012, a empresa recebeu R$ 1,5 milhão de investimento. Com a venda de certificações das aulas, neste ano, existe a expectativa de que o faturamento seja de R$ 1,3 milhão.
A história de Souza e seus sócios lembra muito o avanço recente obtido pelos amigos Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo no segmento. Em janeiro do ano passado, a dupla iniciou a operação da Geekie. A startup vende uma espécie de simulado de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, agora, prepara para o segundo semestre o lançamento de uma plataforma virtual de plano de estudo personalizada.
Em pouco mais de um ano, a dupla atraiu investidores, conta com cerca de 40 escolas entre os clientes e, neste ano, planeja impactar 1 milhão de estudantes. “Qualquer área onde você tenha uma carência muito grande do setor público, você tem oportunidades. Acho que a educação é uma delas. A grande diferença é que, por meio da tecnologia, você consegue escala, sobretudo nessa geração que é plugada no computador”, destaca Sassaki.

FONTE: Estadão


CAPES MANTÉM PROGRAMAS QUE CONCEDEM BOLSAS DE ESTUDO NO PAÍS



A CAPES concede bolsas de estudo no Brasil visando estimular a formação de recursos humanos de alto nível, consolidando assim os padrões de excelência imprescindíveis ao desenvolvimento do nosso país.

Declaração de rendimentos - bolsas no país, apenas para os bolsistas no País, cujas bolsas foram depositadas pela Capes diretamente em suas respectivas contas correntes.

Estes são os programas que a CAPES mantém:

DINTER Novas Fronteiras
Programa de formação, em nível de doutorado no país, dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES), federais ou estaduais, pertencentes às regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
Programa de Demanda Social (DS) e Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)
Concede bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
MINTER e DINTER – CAPES/SETEC
Programa de formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, dos integrantes do quadro de pessoal permanente das Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
Concede recursos a eventos de caráter científico, tecnológico e cultural de curta duração.
Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (PIQDTEC)
Apóia a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes e técnicos administrativos em educação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPT).
Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)
O edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) deve integrar pesquisas desenvolvidas entre universidades e empresas. Uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa estimula a atuação de recém-doutores em projetos de desenvolvimento científico em áreas estratégicas, a formação de recursos humanos e a inovação tecnológica.
Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores (PRODOC)
Complementa a formação de recém-doutores, estimulando o desenvolvimento de projetos institucionais e a melhoria do desempenho dos programas brasileiros de pós-graduação.
Programa de Formação Doutoral Docente (PRODOUTORAL)
Programa de formação, em nível de doutorado no país, dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que favorece a mobilidade dos bolsistas e seus orientadores.
Programa de Excelência Acadêmica (Proex)
Mantém o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7.
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
Apóia a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) das instituições de ensino superior particulares.
Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS)
Programa de apoio à consolidação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) criadas a partir do ano 2000, bem como daquelas participantes do programa REUNI, com campi fora de sede.
Programa Professor Visitante Sênior (PVS Capes-UNILA)
Programa de apoio à consolidação da estrutura acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

EDITAL ABERTO CAPES: PRÓ-EQUIPAMENTOS



Objetivo

Apoiar propostas que visem atender a necessidade de equipamentos destinados à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas do conhecimento, nas Instituições Públicas de Ensino Superior.
Serão priorizados investimentos em equipamentos de uso compartilhado no desenvolvimento de pesquisas na instituição proponente e em instituições parceiras.

Instituições Elegíveis

Instituições Públicas de Ensino Superior que possuem Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES. A proposta deverá ser apresentada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou órgão equivalente da instituição, que será considerada a proponente no âmbito do presente Edital.

Cronograma

AtividadesDatas
Lançamento do Edital27/05/2013
Período para submissão eletrônica das propostasDas 08h00 (horário de Brasília) do dia 27/05/2013 às 18h00 (horário de Brasília) do dia 10/07/2013
Data limite para envio da versão impressa das propostas (data de postagem)11/07/2013
Divulgação dos resultadosA partir de 09/08/2013

Itens Financiáveis

- Equipamentos destinados ao uso compartilhado na estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos programas de pós-graduação.
- Os equipamentos solicitados devem estar diretamente relacionados ao objetivo e às linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da instituição.
- Poderão ser solicitados até 4 equipamentos por subprojeto, ficando livre a quantidade de unidades de cada equipamento, desde que o valor total da proposta não ultrapasse a faixa de apoio estabelecida no item 2.2.

Contato

Esclarecimentos quanto às disposições do Edital devem ser solicitados exclusivamente através do e-mail equipamentos@capes.gov.br. Esclarecimentos quanto à submissão das propostas no Sistema Integrado – SICAPES devem ser solicitados à Central de Apoio ao Usuário da CAPES, no telefone (61) 2022-6830.

MAIS INFORMAÇÕES


FONTE: CAPES

quarta-feira, maio 29

5 DICAS PARA FAZER UM BOM NETWORKING



Saiba como estabelecer bons contatos e aprofundá-los para gerar futuras parcerias para sua startup


 Shutterstock
Espaços de coworking são ótimos lugares para networking
No universo dos negócios, ter um bomnetworking é fundamental. Isto não significa, porém, que quantidade de contatos significa qualidade. Uma rede de relacionamentos eficiente é aquela que tem as pessoas certas. “Infelizmente a maioria confunde o aspecto da abrangência do networking com o lado realmente importante, que é a profundidade”, afirma Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos. 

Os eventos, em geral, são excelentes oportunidades para abrir novas portas. Mas há outros espaços que permitem criar e estreitar laços. Conheça alguns deles: 

Espaços de coworking 
Compartilhar um escritório não é só uma boa opção para economizar, mas para fazer contatos. Muitas das pessoas que procuram este tipo de espaço são empreendedores no início de suas jornadas. Essa afinidade pode abrir caminho para boas parcerias. 

Meetups 
Esse tipo de evento é inteiramente dedicado ao netoworking. Nele, investidores, empreendedores, desenvolvedores, aceleradoras e incubadoras se reúnem em um mesmo espaço, com o objetivo de se conhecer, fazer contatos e negócios. 

LinkedIn 
Essa rede social pode ser uma boa fonte para novos contatos. Basta procurar e interagir com pessoas que compartilhem de interesses em comum, participar de grupos e manter o seu perfil sempre atualizado. Rigonatti aconselha ao empreendedor aprofundar qualquer relação feita nela. “Ele deve reservar um tempo para tomar um café com contatos feitos no LinkedIn ou até mesmo marcar de encontrá-los em eventos”, diz. 

Hackathons 
Periodicamente, os hackers se reúnem e viram a noite trabalhando em novos projetos. São as chamadas hackathons. Esse costume surgiu no Vale do Silício, mas começa a criar raízes por aqui. Para Rigonatti, é uma excelente oportunidade para empresas voltadas a inovação tecnológica conhecerem novos projetos e especialistas. 

Grupos regionais 
Empreendedores da mesma região têm juntado forças a fim de fomentar a inovação e o empreendedorismo local. A criação de grupos com esse objetivo ajuda a criar um ambiente propício ao networking. “Dois bons exemplos são o San Pedro Valley, em Belo Horizonte, e o Carioca Valley, no Rio de Janeiro”, aponta Yuri Gitahy, investidor e fundador da Aceleradora. 

FONTE:  PEGN

PRÊMIO MARECHAL DO AR CASIMIRO MONTENEGRO FILHO



Presidência da República lança 4ª edição do Prêmio Marechal do ar Casimiro Montenegro Filho



Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República lança a 4ª edição do Prêmio Marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, com o objetivo de estimular a produção de estudos e pesquisas voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico estratégicos, bem como o fortalecimento da Indústria Nacional de Defesa e dos setores aeroespacial, cibernético e nuclear. 
As inscrições seguem até o dia 9 de agosto de 2013.
O prêmio é destinado a teses de cursos de doutorado e artigos científicos, para os quais poderão concorrer trabalhos individuais, ou em grupo, de candidatos com formação acadêmica de pós-graduação.
Os vencedores do concurso serão escolhidos por uma comissão instituída unicamente para esse fim pela Escola de Administração Fazendária – Esaf – parceira da SAE na regulamentação do concurso.
O resultado do julgamento será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e estará disponível nos sites da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (www.sae.gov.br) e da Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br) a partir de 11 de outubro de 2013.

FONTE: CAPES