quarta-feira, junho 18

FAPESP e Intel lançam nova chamada de propostas

A FAPESP e a Intel, por meio de seu University Research Office, anunciaram nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.
A chamada está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, que podem submeter propostas de pesquisa relacionadas à segurança sobre canais colaterais para dispositivos baseados em systems-on-a-chip (SoC) para Internet of Things (IoT).
Espera-se que o uso de dispositivos leves do tipo SoC/IoT aumente significativamente nos próximos anos, criando novos desafios de pesquisa em face às limitações de recursos de hardware, energia, custos, largura de banda e exposições a intervenções físicas.
O fácil acesso a dispositivos SoC/IoT cria oportunidades para ataques que explorem informações por canais colaterais, a fim de obter chaves criptográficas, dados com acesso controlado, ou outros tipos de informação protegida.
O desafio lançado pela chamada é o desenvolvimento de novas abordagens para a segurança de dispositivos leves SoC/IoT, que possam se tornar protegidos contra ataques por canais colaterais. Espera-se que as abordagens sejam fundamentadas em casos do mundo real, com nível de generalidade que as tornem aplicáveis a uma ampla gama de dispositivos.
Apesar de os pesquisadores poderem se concentrar em tipos específicos de ataques, o foco do trabalho deve estar em soluções de segurança robustas contra ataques por canais colaterais e não em novas técnicas para a realização desses tipos de ataques.
As propostas de pesquisa devem endereçar um ou mais dos seguintes três vetores de pesquisa: Criptografia, Comunicação de Dados e Software.
Intel e FAPESP destinarão um total de US$ 200 mil para atender às propostas selecionadas, que poderão ter até dois anos de duração.
Os interessados em participar da chamada deverão atender às condições do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.
As propostas serão recebidas até o dia 29 de agosto de 2014.
A chamada está disponível em: www.fapesp.br/8701


FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário