quarta-feira, junho 25

Futebol, times organizacionais e coaching

Assim como no futebol, a performance individual de cada profissional é a responsável pelo resultado do time. Com o coaching, o máximo potencial pode ser alcançado



Thinkstock
Sem dúvidas, habilidades podem ser desenvolvidas e, assim como um atleta, um profissional também pode ser “treinando” para “performar”
A palavra performance nunca foi tão discutida, principalmente agora que estamos em plena Copa do Mundo. Nesse período, diariamente, as notícias evidenciam o desempenho dos melhores jogadores das seleções do mundo.
O maior evento de futebol, cujo palco agora é o nosso quintal, revela muito mais que a emoção da competição, o amor pelo esporte, a representação de um povo ou a busca pela taça. O acontecimento mostra, também, que pessoas são destacadas pelo conjunto de aptidões que possuem, sobretudo, nos resultados que elas trazem.
É possível compreender melhor quando analisamos, numa visão simplista e objetiva, a posição dos jogadores no campo de futebol; a defesa protege a grande área para que o adversário não a invada, impedindo o time de ser goleado; o meio de campo é o responsável por repassar a bola ao ataque e os atacantes têm a missão de fazer gols.
No mundo corporativo, a compreensão é exatamente a mesma. Uma equipe capacitada trabalha em diversos campos/departamentos para atingir os resultados esperados e são destacados pelo número de ‘gols’ emplacados. Entretanto, quando um jogador da seleção não apresenta habilidades, é colocado no banco. Afinal, ele pode prejudicar ou dificultar o êxito de todo o time. Seria, então, correto fazer o mesmo em uma empresa? Colocar o colaborador no “banco” é a melhor saída para não atravancar a equipe? Ou optar por soluções para que ele desenvolva ao máximo suas habilidades e promova resultados seria o ‘lance’ mais assertivo?
Sem dúvidas, habilidades podem ser desenvolvidas e, assim como um atleta, um profissional também pode ser “treinando” para “performar” e se destacar em um time. Para que isso seja possível, existe um processo cientificamente validado, o qual maximiza o potencial e aumenta resultados: o coaching.
Veja quatro dicas de coaching essenciais para aumentar a produtividade e performance de quem faz parte dos times de excelência:

1 - Reengenharia dos processos

Se o baixo empenho estiver relacionado com processos inadequados ou ineficazes, é fundamental redesenhá-los. Por exemplo, as tarefas não são cumpridas por falta de planejamento. Porém, alguns processos podem estar ancorados em maus hábitos. Identificá-los é a primeira ação para agir e modificar essa cultura ou para recriar os processos que dificultam as atividades dos colaboradores. Analise com todo o time:
• Quais são as etapas que estão atrapalhando o processo?
• Como essas etapas são ou estão sendo executadas?
• Como elas podem ser realizadas com mais eficiência e em menos tempo?

2 - Otimização dos recursos

Ao analisar os processos, talvez o líder dessa equipe perceba que, para recriá-los, é necessário utilizar melhor os talentos disponíveis. Entretanto, lembre-se que não é possível intensificar o que não existe. Nesse caso, reveja com o time:
• Quais recursos a equipe necessita?
• De que forma eles são utilizados?
• Como eles podem ser otimizados?

3 - Redefinição de metas e objetivos

Estabeleça o autodesafio: metas e objetivos desafiadores podem impulsionar performances. Contudo, propósitos que não oferecem desafios não proporcionam estímulos para melhorias.
• Reveja as metas e objetivos do time;
• Perceba se elas estão à altura do potencial de cada um da equipe;
• Aumentando os desafios, eleve também os estímulos e as recompensas.

4 - Coaching

Com objetivos estabelecidos, alguns colaboradores necessitam de ajuda para desenvolver as habilidades e capacidades para atingir bons resultados. Um dos métodos mais eficazes para o desenvolvimento de aptidões e competências é o coaching. Tal processo pode contribuir, e muito, na identificação dos possíveis entraves que limitam qualquer profissional.
Existem treinamentos para formar um profissional em executive coach, especialista em coaching que possui conhecimento e habilidades para atender toda esfera empresarial, identificando com precisão o nível de desempenho de cada membro da equipe.
Lembre-se: um jogador é fundamental para a vitória de um time, pode ele, também, mudar todo o roteiro de uma história e ser o responsável pela derrota. Então aproveite essas dicas! Desenvolver a sua performance ou da sua equipe é fundamental para levantar a “grande taça”.


FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário