quarta-feira, junho 25

Marketing e TI: fazendo as pazes para aumentar a conversão

Entenda a importância e as vantagens de se ter estratégias de Marketing Digital que envolvem a equipe de Tecnologia
Marketing Digital versus TI
É incrível o abismo que existe entre TI e Marketing. Estas áreas normalmente têm suas prioridades e objetivos divergentes, perdendo sinergias e camaradagens.
Em projetos que fazem uso de plataformas SaaS (Software As A Service)  é possível desenvolver estratégias de marketing sem sobrecarregar as áreas de TI. Essa independência é vantajosa e agiliza os processos, mas em minha opinião às vezes perdemos oportunidades de integração de dados, informação e estratégias.
Para cumprir sua missão de criar leads, atrair novos clientes e criar consciência sobre a empresa, a equipe de Marketing precisa gerenciar bases de dados de informações que, em alguns casos, estão desconectadas e representadas em dezenas de arquivos Excel.
Ainda que este formato funcione bem em princípio, perde-se muito tempo com o tratamento manual da informação e a falta de uma visão integrada entre todos os estados dos leads. Não se entende o funil de conversão e não é possível calcular eficientemente o ROI do processo como um todo.
Duas perguntas costumam afligir os empreendedores quando o assunto é o casamento entre essas duas áreas da empresa:
1. É possível que Marketing e TI trabalhem juntos?
A criação e manutenção de base de dados estão no coração da área de TI. Grande parte da formação profissional de TI é destinada ao armazenamento e manipulação da informação. E esse conhecimento e experiência são desperdiçados quando não envolvemos estes profissionais.
A conversa entre essas duas equipes muitas vezes não é fluída, então tenha em mente que são profissionais com jargões, objetivos, visões de mundo e experiências muito diferentes.
Algumas dicas para ajudar nesse processo:
·  Alinhar os objetivos: Parece óbvio, mas começamos projetos sem estabelecer claramente os objetivos e sem comunicá-los de uma forma que a outra equipe entenda, evitando jargões. O uso de jargões específicos de cada área de trabalho dificulta a compreensão.
· Comunicar e evolver os demais: Centenas de vezes recebi uma tarefa sem contexto, sem que ninguém explicasse a necessidade ou importância dentro do projeto. Acredito que o significado do trabalho é o maior motivador e diferenciador na performance individual e em grupo, como exposto por Dan Arielyneste vídeo TED.
·  Prazos realistas: Escutar que o projeto completo tem que sair nos próximos 2 dias porque vamos perder uma oportunidade única, que não é bem definida ou clara, não ajuda muito. Envolver TI desde o princípio do projeto ajuda a criar uma agenda de trabalho realista e um resultado de alta qualidade, entendido e valorizado por todos.
A experiência para nossos clientes só é completa e interessante quando os sistemas estão integrados e reagem aos passos e estímulos que planejamos, e esse nível de integração só é possível quando Marketing e TI estão trabalhando juntos para este objetivo comum: A conversão dos potenciais compradores (leads) em clientes.
2. É possível fazer Marketing Digital sem uma equipe de TI?
Startups e pequenas empresas podem não contar com profissionais de TI para ajudar nesses processos. Nestes casos, usar uma Ferramenta de Marketing Automation auxilia na gestão dessas bases de dados e do funil de conversão.
Aproveite os materiais online para aprender as tecnologias e sistemas, os fornecedores normalmente criam muito conteúdo de referência.
Entender, ainda que superficialmente, como essas tecnologias funcionam, pode ser de grande ajuda para criação de estratégias mais eficientes e facilitar a medição dos resultados.
Como é sua gestão de Marketing Digital?
Você concorda com estas ideias? O que faz diferente no seu dia a dia?


FONTE: Endeavor

Nenhum comentário:

Postar um comentário