sexta-feira, fevereiro 28

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Bolsa de vinhos espetacular

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FONTE: tudointeressante

SITE PARA DOWNLOAD DE LIVROS

Em 2004 o governo brasileiro resolveu lançar um portal com a intenção de disponibilizar obras cujos direitos autorais haviam sido cedidos ou que já haviam caído realmente em domínio público. Ao redor do mundo alguns projetos tentam simplesmente facilitar o acesso à informação e cultura através da internet.

Sabemos que o intercâmbio é uma hora de rever conceitos e também estimular a nossa sede por coisas novas. Se por acaso faltou espaço  na sua mala ou a grana estiver curta para investir nos seus planos de leitura, dê uma olhada na lista que preparamos. Selecionamos um site onde você pode encontrar obras disponíveis para download sem ter que pagar nada. 


Foto Divulgação
Foto Anan Kaewkhammul

 Feedbooks



Nesse site você pode encontrar livros de domínio público e também aqueles que os próprios autores disponibilizaram. 

O site é todo em inglês e as obras oferecidas também. Para baixar no formato PDF você precisa clicar no nome do livro e depois selecionar essa opção. 

Quem quiser baixar no formato epub, para tablets e Kindle, basta clicar em download.


FONTE: e-dublin

O ISPN lança Edital para o 5º Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos



Em continuação à série de cursos iniciada em maio de 2013, o ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza está com as inscrições abertas para o Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, com ênfase em Beneficiamento e Comercialização de Produtos da Sociobiodiversidade, como parte do Projeto CAPTA.
Esta edição será realizada com apoio do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente – DCD/MMA e da Fundação Araripe, e será destinada especialmente a organizações de base comunitária e de assessoria técnica situadas na Caatinga.
O curso será ministrado por Luis Carrazza, secretário executivo da Central do Cerrado, e terá início em 22 de abril. A atividade é gratuita e será realizada no Crato/CE, em dois módulos presenciais e com atividades a serem desenvolvidas pelos participantes durante o período intermódulos.
As inscrições poderão ser enviadas por correio até a data limite de 10 de março e por e-mail até dia 12 de março.
Acesse esta notícia e o edital diretamente na página do ISPN, clicando aqui.

Fonte: ISPN


5 dicas para marketing digital na Copa do Mundo de 2014


Estamos no ano da #CopadoMundo e ninguém quer ficar alheio ao maior evento esportivo do ano. Na área de entretenimento a maior preocupação é que o turista encontre os estabelecimentos que procura, como hotéis, restaurantes, lojas, shoppings e pontos turísticos, nas diversas regiões espalhadas pelo Brasil. O País receberá aproximadamente 600 mil estrangeiros, pessoas do mundo todo e de lugares onde a tecnologia já faz parte do dia a dia de cada um. Muitos estão culturalmente bem familiarizados com tablets e smartphones em suas rotinas pessoais e certamente utilizarão os dispositivos móveis para encontrar os estabelecimentos que procuram.

Apesar do brasileiro ser extremamente conectado, o comércio e a indústria de entretenimento ainda estão engatinhando no que diz respeito à boa utilização de  recursos de marketing digital. Por isso, criamos algumas dicas que podem ser úteis para quem quer fazer seu gol de placa nos negócios utilizando o marketing digital.

1º Dica, use e abuse da Geolocalização:

Geolocalização nada mais é do que o bom e velho trabalho de encontrar um consumidor pelo bairro ou região geográfica em que ele está localizado.

Atualmente as ferramentas de marketing digital permitem o uso preciso deste recurso. Basta que você priorize o anúncio por geolocalização também. Por isso, ao realizar suas campanhas pagas no Google, busque focar no recurso de geolocalização e anuncie pela região onde está localizada o seu empreendimento. Na prática, o turista que estiver próximo ao seu estabelecimento vai saber que você, e logo, seu endereço existem. Isso é um fundamental para restaurantes, shopping centers e comércio em geral. Além disso, cadastrar seu estabelecimento na rede social Foursquare pode ser uma boa ideia para divulgação espontânea, visto que muitos turistas estão acostumados a utilizar a rede para fazer o check-in e receber promoções.

2º Dica, utilize tecnologia responsiva:

Bom, o público habituado ao uso de celular e tablet - que representa uma boa parcela dos turistas que chegarão ao país - buscará por informações nestes dispositivos. Se o seu site não for responsivo, ele não irá funcionar adequadamente nestes aparelhos. A tecnologia responsiva permite que o conteúdo e layout do site se adapte em diversas resoluções de tela, seja de um celular, tablet, notebook ou desktops.

3º Dica, anuncie nas mídias sociais:

As mídias sociais são hoje um tipo de veículo para anúncio dos mais interessantes, pois o público fica longas horas conectado pelo celular e o custo é bem inferior a um anúncio tradicional. Além disso, há uma grande vantagem nestes casos, pois é possível segmentar sua campanha de acordo com o perfil e interesse do seu target. E o melhor, você pode produzir seu anúncio em outro idioma também, o que se torna fundamental para o momento da #CopadoMundo.

4º Dica, instale aplicativos de tradução no seu site;

É crucial ter um site que possa ser lido em outros idiomas para se destacar em relação à concorrência. Existem diversos sistemas “widgets” pagos e gratuitos que realizam a tradução automática.

Mesmo sabendo que a tradução não ficará perfeita e caso você não tenha condições de investir em uma empresa ou profissional que possa realizar este trabalho, este recurso pode ajudá-lo a se destacar no mercado.

Os principais  widgets que existem são: Google Language Tools, Yahoo! Babel Fish, SWeTE, Applied Language, Ultima Website translator,SDL FreeTranslation.com, WorldLingo, GoogleToolbar, IcanLocalize (Pago), ArtstScope (Pago).

5º Dica, use e abuse do selfie.

O brasileiro é conhecido mundialmente pela sua hospitalidade calorosa, lembre-se de que muitos turistas irão gostar de fazer parte dela.

Sugestão: Convide o turista que se tornou seu cliente a registrar o momento em que ele está no seu estabelecimento e compartilhe nas mídias sociais. Ele vai fazer o marketing ‘boca a boca’ com as fotos e depoimentos. Se possível, colete os depoimentos interessantes e publique em seu Facebook. Lembre-se de que no mundo digital, os registros ficarão lá mesmo depois que a Copa passar. Integre físico com online, esse é um dos segredos de suas ações de Marketing.

E, enfatizando novamente, aperfeiçoe a exposição da sua marca no mobile. Afinal, os dispositivos móveis serão o melhor amigo do turista durante a passagem da #CopadoMundo.


FONTE: Adnews

MARKETING POR CONTEÚDO: Como construir personas

Como construir personas

Trabalhar com marketing é trabalhar com público-alvo em qualquer instância. Público do produto, que é também o público do conteúdo. Compreender esse público é tão fundamental para a melhora do processo de serviços e produtos, como para a pauta da produção de conteúdo e campanhas para conquista de novos clientes.
Persona, ou avatar, o arquétipo do comprador precisa ser conhecido da empresa, a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores, seus desejos, aspirações, problemas… todos indícios do caminho que a empresa deve seguir para tê-los como clientes.
Já se sabe que a criação de personas é um dos aspectos fundamentais para a criação de produtos e estratégias de comunicação, mas a coleta de dados para a criação desses perfis de forma objetiva nem sempre é tão simples.A construção de personas precisa estar fundamentada em dados analíticos, e não baseada em palpites.
Para isso, é possível utilizar os dados do Google Analytics do seu site, determinando como as pessoas pesquisam e chegam ao seu site. Mas a melhor forma de descobrir realmente o perfil do seu público é conversando com ele.
Somente assim será possível fugir de personas estáticas e inflexíveis, mas obter informações valiosas o suficiente para mapear necessidades em torno de todo ciclo de compra.
Para ajudar a relacionar-se com as personas e realmente levar esse trabalho de captação a sério, uma saída pode ser dar nomes às personas, acrescentando imagens e histórias, desejos completos que farão com que esses perfis sejam vistos como uma pessoa real, tornando o trabalho muito mais interessante.
É sempre interessante elaborar mais de uma persona, principalmente se a empresa trabalhar com vários produtos, serviços ou diferentes públicos. Outra razão é quando se tem vários perfis de público diferentes, como no caso do mercado B2B, que possui grupos diferentes dentro do processo de compra, como influenciadores, diretores, etc. É importante considerar, dessa forma, as diferentes personas que entram no processo de compra em momentos diferentes e suas respectivas preocupações.
Se você tem pouco tempo, poucas informações ou uma empresa pequena, vá com calma: eleja alguns perfis principais, como três ou cinco personas para orientá-lo nessa primeira abordagem. Concentre-se nos usuários finais e comece a busca por dados.
- Realize pesquisas e entrevistas com os novos clientes (eles estão mais “quentes” em relação aos outros e estão com a memória fresca sobre o que procuraram ao encontrar sua empresa);
- Se você possui clientes fiéis e isso é o foco da sua empresa, faça uma pesquisa com esses clientes;
- Considere a contratação de uma empresa de pesquisa conforme o seu orçamento;
- Envolva-se com líderes e comunidades do setor para captar necessidades;
- Analise os cadastros que tiver;
- Avalie o posicionamento da empresa em relação ao seu público-alvo.
No geral, a pesquisa de público envolve o conhecimento da região geográfica, faixa de renda, sexo, necessidades, desejos, padrão de consumo, interesses (esportes, animais, viagens, por exemplo) etc.Quanto mais informações tiver, mais fácil será para definir  as políticas de comunicação como um todo.
Comece se perguntando: quem é o seu cliente? Quem é o seu potencial cliente? Preencha uma ficha sobre cada persona. Comece com sexo, idade, região geográfica e faixa de renda e vá detalhando:
  • Área de trabalho
  • Cargo e faixa de renda
  • Quais assuntos são de seu interesse?
  • Quais veículos de comunicação costuma consultar?
  • Trabalha diretamente com…
  • Tarefas diárias
  • Responsabilidades
  • Prazeres/ desprazeres no emprego
  • Frustrações
  • Pontos de dor
  • Necessidades
  • Objetivos
  • Quem influencia diretamente suas decisões?
  • Papel no processo de compra (depende do público-alvo, influenciadores,etc.)
Com base nessas informações, leva a sério a dica de montar um avatar completo, com nome, idade, quantos filhos, onde mora, etc. A partir dessa análise, pense no que pode ser uma barreira para a associação com sua marca, como questionamentos com relação ao seu produto ou serviço, credibilidade, experiências anteriores, etc. Trabalhe positivamente as barreiras na estratégia de conteúdo.
Antes de começar seu próximo projeto de conteúdo, olhe atentamente para as personas e elabore conteúdos que refletem essas personas.

FONTE: resultadosdigitais

Conheça os temas das palestras do Festival ABCR 2014


A ABCR publicou nesta semana, na página do Festival ABCR 2014, a versão preliminar da programação do evento com mais de quarenta palestras. Além disso, anunciou também a presença de pelo menos cinco palestrantes internacionais, dos Estados Unidos, Argentina e Inglaterra.
A primeira versão divulgada da programação inclui várias novidades, como a apresentação de casos de captação de organizações da sociedade civil (Oncoguia, Teto, Instituto Avon), debate com empresas que financiam projetos (Pepsico, Ipê, Alcoa), e um forte reforço de mobilização de recursos com indivíduos e empresas. Além disso, temas importantes também estarão presentes, como captação com governos, negócios sociais, éticas, direito, captação para a saúde, cultura, organizações religiosas, etc.
Os cinco palestrantes internacionais - dois americanos, dois argentinos e um inglês - já confirmados para participar do Festival ABCR 2014 são: Bob Carter, Presidente do Conselho da organização co-irmã AFP, Andrew Watt, inglês, que é Presidente e CEO da AFP; Marcelo Iniarra, que esteve nas primeiras edições do Festival; Susana Garrido, da Change.org; e Traci Romine, da Mott Foundation.
O evento contará com tradução simultânea do inglês para o português, e os convidados argentinos palestrarão em português.
Para conhecer todos os temas já divulgados do Festival ABCR, acesse a página http://festivalabcr.org.br/programacao/.
A programação é resultado do trabalho e dedicação do Comitê Científico do Festival ABCR 2014.

FONTE: ABCR

Livros com dicas práticas para empreendedores

The Founder's Dilemmas

Pequenos empresários precisam tomar decisões a partir do momento que escolhem empreender, desde a escolha do sócio ao nome da sua empresa. “Algumas decisões tomadas logo no início da vida de um empreendimento podem trazer profundas implicações a longo prazo”, afirma Licks. A obra funciona como um guia para quem busca soluções, pois expõe os principais dilemas de um empreendedor.
“The Founder's Dilemmas”, de Noam Wasserman. (Editora Princeton University Press, a partir de US$ 13)
Livro The Founder's Dilemmas

FONTE: exame.abril

Mitos Sobre Tecnologia que Você Ainda Acredita

Utilizar notebooks sobre o colo pode deixar você estéril.


(Fonte da imagem: Elvert Barnes via Flickr)
A Crença: No fim de 2011, as conclusões de um estudo elaborado por pesquisadores Argentinos — "que alega que manter um notebook, conectado sem fio a internet sobre o colo e próximo aos testículos, podem resultar em diminuição da fertilidade masculina" — cujo foi mundialmente reportada na mídia.

Os Fatos: Os pesquisadores livremente admitem na conclusão dos seus estudos que os resultados eram "especulação" e que "mais estudos em vitro e em vivos são necessários para provar esta alegação." Um exemplo de que este estudo não prova nada é que nenhum homem utiliza o notebook próximo aos seus testículos — seria impossível digitar com o notebook tão próximo a sua cintura — a não ser que ele tenha mãos atrofiadas semelhantes aos braços de um T-Rex, e especialmente “não” porque os pesquisadores utilizaram apenas quatro horas por dia como condições de teste. A maioria dos usuários de notebook encontra facilmente uma mesa de qualquer formato até mesmo em bandejas de acento em aviões. Não só a metodologia dos pesquisadores foi questionada por outros cientistas, mais também os seus resultados foram julgados impossíveis.

E para acabar de vez com a afirmação, um par de pesquisadores de câncer Franceses severamente ressaltou que “genotoxicidade de frequências de rádio não é uma questão de opinião: A absorção de energia de rádio frequência não pode quebrar moléculas de DNA”.

Classificação: Falso



FONTE: segredosgeek

GESTÃO DE PESSOAS: Planejar versus realizar



Todo início de ano é marcado por planos. A virada do calendário renova, anualmente, por meio de seus rituais, os desejos e sonhos das pessoas. No entanto, entre planejar e realizar, a distância é grande e os obstáculos maiores ainda


Todo início de ano é marcado por planos. A virada do calendário renova, anualmente, por meio de seus rituais, os desejos e sonhos das pessoas. No entanto, entre planejar e realizar, a distância é grande e os obstáculos maiores ainda.


Tenho observado, tanto pela minha experiência pessoal, como pela experiência de meus clientes de coach e de meus programas de desenvolvimento que, além de não conseguirmos colocar em prática tudo o que planejamos, existem algumas ações que entram constantemente na coluna de “débitos” no balanço de fim de ano e, por isso, acabam, de novo, nos planos do ano seguinte.



Por que será que tantas pessoas, que a cada ano se propõem a realizar isto ou aquilo, não conseguem concretizar seus objetivos e chegam ao final do ano com a sensação de adiamento e culpa por não concretizar algumas ações? Por que será que é tão difícil mudar? Associei essa questão ao desafio, da área de Capacitação e Desenvolvimento, de gerar mudanças de comportamento em seus gestores. 



Por que tem se investido tanto na formação e desenvolvimento de gestores e muitas vezes não evidenciamos as mudanças desejadas na atuação dos mesmos? Por que as pessoas, na maioria das vezes, sabem o que fazer para melhorar determinado resultado, mas não o fazem? Por que nas oficinas de feedback todos reconhecem a importância da ferramenta e afirmam saber como deve ser aplicada, mas as pesquisas de clima e o dia a dia mostram que a maioria das pessoas se ressentem da falta de feedbacks construtivos de seus chefes?



Na busca de respostas para estas inquietações pessoais e profissionais encontrei o texto “Como a ciência pode ajudar você a realizar seus planos”, de Marina Krakovsky, na Revista Mente e Cérebro - Ed. 252 – Janeiro 2014, falando de recentes pesquisas neste campo que trazem dados interessantes sobre o assunto, São elas:



- Uma entre quatro pessoas desistem de seus planos já no fim da primeira semana de janeiro ou até os três primeiros meses do ano. Segundo a autora acima citada, manter o objetivo traçado é a exceção;



- A realização de planos e metas requer esforço, mudança de mentalidade, motivação e firmeza de intenção;



- É preciso começar do mais simples, e ter metas de curto prazo para reforçar a autoconfiança;



- É muito mais fácil arrumar justificativas para não mudar, do que abandonar os velhos hábitos. Não basta entender (racional) os motivos da mudança ou as consequências da “não mudança”. Para ter sucesso é preciso mais do que boa vontade e controle dos impulsos; é preciso entender como sair do padrão adotado e que outra atividade pode ser tão prazerosa quanto aquela que mantínhamos até então e que agora precisaríamos mudar;



- É preciso também considerar, previamente, os obstáculos e criar planos alternativos. “Fazer planos específicos sobre como agir diante de escolhas difíceis costuma ajudar a dizer não às tentações e seguir firme na direção das metas”;



- “Mudanças duradouras requerem a renovação periódica de nossas escolhas e dos compromissos assumidos”;



- Procure descobrir o que sustenta o seu desejo. Dever não é uma razão sustentável de longo prazo;



- Falhar em alguma coisa ou em algum momento não significa ter que desistir; basta rever o que fazer para continuar. Perdoe-se e siga em frente;



- Forme, pelo menos, duas imagens mentais (ideias de oposição) em relação ao mesmo objetivo;



- A realização da meta precisa estar claramente vinculada à satisfação pessoal, porém mantenha expectativas realistas;



- Identifique maneiras de alcançar seu objetivo que fortaleçam seus vínculos com pessoas importantes para você;



- Registre e compartilhe suas experiências nesta trajetória. Presentear-se por suas pequenas conquistas pode ser um forte motivador;



- Dê a todos com quem convive o direito de cobrar de você o que foi planejado e não realizado. Procure não ficar na defensiva ao receber feedbacks;



Quem sabe, entendendo um pouco mais como funcionamos no âmbito individual, conseguiremos encontrar novas estratégias para garantir maior eficácia de nossas ações de capacitação e desenvolvimento das pessoas e assegurar a consecução efetivas dos planos corporativos que, certamente, dependem das pessoas!


FONTE: RevistaMelhor

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FONTE: resultadosdigitais

TOQUE NA CUCA: VERBO INFINITIVO

Pesquisa revela os vilões do tempo nas organizações



A pesquisa divulgada em fevereiro pela Madis mostrou que a falta de tempo é unanimidade nos dias de hoje, tanto que 96% dos executivos consultados afirmam que gostariam ter mais tempo livre para outras atividades. Realizada com cerca de 100 gestores de RH, com a discussão central sobre o controle do tempo nas organizações, ela apontou que 24% pretenderiam direcionar para a prática de atividades físicas, 22% para a realização de cursos, 19 % para família, 15% projetos pessoais, 14% viagens, 3% leitura e 3% hobby.


Mesmo almejando mais tempo livre, o mau uso dele é apontado como o principal vilão nas organizações. Para os gestores, o que gera mais perda de tempo é a falta de planejamento, segundo 57%, o volume de informações, 43%, adiar as coisas 35%, emails ,24%, reuniões demais, 22%, reuniões ineficazes, 19%, não saber delegar, 16%, inabilidade para lidar com interrupções, 14%, não saber dizer não, 12% e redes sociais 11%.

As redes sociais também contribuem para a perda de tempo e dispersoras das atividades. Segundo 75% os pesquisados o seu uso atrapalha a produtividade e, possivelmente por isso somente 56% liberam o seu uso nas empresas, sendo que 63% desses fazem alguma forma de controle.

O recurso mais utilizado pelos líderes de RH para gerenciarem o tempo de seus colaboradores é o monitoramento dos resultados, respondido por 51% dos entrevistados. O cartão de ponto/ponto eletrônico foi mencionado por 38%, seguido por ferramenta de gestão específica com 8%, Timesheet 3%. Apesar do foco nos resultados, 78% dos entrevistados não permitem o Home Office. Dentre aqueles que aderiram ao Home Office, 81% afirmam que a prática não funciona para todos.



FONTE: RevistaMelhor

Unicamp abre concursos de livre-docência

Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Computação recebem inscrições até 7 de março; prazo da Faculdade de Ciências Médicas é 18 de março (Unicamp)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrições abertas para concursos de obtenção do título de livre-docente em três diferentes áreas: projeto mecânico, processamento de imagens e obstetrícia.
O Departamento de Sistemas Integrados da Faculdade de Engenharia Mecânica recebe inscrições até 7 de março para o concurso na área de projeto mecânico. Ela inclui as disciplinas vibrações de sistemas mecânicos, análise linear de sistemas e controle de sistemas mecânicos.
O concurso do Instituto de Computação, na área de processamento de imagens, também recebe inscrições até 7 de março. O programa da disciplina “Introdução ao Processamento de Imagem Digital” relaciona, entre outros tópicos, os fundamentos de imagens digitais, transformações radiométricas e filtragem no domínio de frequência.
Para se inscrever, os candidatos devem ter título de doutor há pelo menos três anos. Os concursos exigem a realização de prova de títulos, prova didática e prova de defesa de tese. Somente estarão habilitados aqueles que alcançarem média mínima 7 de pelo menos três examinadores.
Até o dia 18 de março, a secretaria geral da Faculdade de Ciências Médicas recebe inscrições para o concurso da área de obstetrícia. As disciplinas abrangidas são: semiologia e propedêutica, atenção integral à saúde e atenção integral à saúde da mulher I e II.
Além de realizar a prova de títulos, a prova didática e a prova de defesa de tese, os candidatos serão submetidos a uma prova prática na qual deverão discutir um caso clínico selecionado pela comissão julgadora dentre os pacientes atendidos na Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas da Unicamp.
As inscrições devem ser feitas nas respectivas secretarias das áreas de interesse do candidato até a data-limite informada.
A relação dos documentos exigidos e demais informações podem ser conferidas em www.sg.unicamp.br/dca/concursos/abertos/obtencao-do-titulo-de-livre-docente 
 


FONTE: FAPESP

Fórum Água: gestão estratégica no setor empresarial

Estão abertas, até 15 de março, as inscrições para o Fórum Água: gestão estratégica no setor empresarial, que ocorrerá dia 19 de março, em São Paulo.
Realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), o evento reunirá especialistas de empresas, da academia e do poder público para debater os principais desafios enfrentados pelo setor empresarial na gestão dos recursos hídricos.
A programação é composta por quatro painéis de discussões com temas que envolvem gestão, oportunidades e soluções empresariais relacionadas à administração da água. Marina Grossi, presidente do Cebds, e Edison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, são presenças confirmadas.
O encontro ocorrerá no Hotel Estanplaza International, localizado na Rua Fernandes Moreira, 1293, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cebds@cebds.org.
Mais informações


FONTE: FAPESP
 

Dinâmicas de Motivação: Você sabe qual a sua importância?


A motivação é o que move as pessoas a tomarem uma atitude e ir em busca da realização de suas atividades, para alcançarem o êxito. Esse é o combustível da vida, sem ele as pessoas não são capazes de encontrar dentro de si a energia necessária para enfrentar os processos diários, seja na família, trabalho, e todos os outros.
Hoje em dia as dinâmicas de motivação são utilizadas nas empresas, em diversas equipes, com diferentes objetivos, sendo reconhecidas como importantes ferramentas para os processos de formação e organizações de grupos. Pessoas diferentes se unem por um objetivo em comum, e nesses grupos as dinâmicas são utilizadas visando alcançar os resultados propostos.
As dinâmicas têm por finalidade expor as habilidades e capacidades de cada profissional, agindo para um bem comum. Se bem aplicadas, também é um ótimo auxílio a gestores e líderes se aproximarem dos colaboradores e, assim, conhecerem melhor uns aos outros, tanto suas expertises profissionais quanto suas competências.
Também são bastante utilizadas para elevar o espírito dos colaboradores, promovendo um ambiente mais harmonioso, oferecendo a interação e cooperação de todos os envolvidos.
Ter uma equipe motivada é ter maiores rendimentos para sua empresa, por isso essas dinâmicas são tão importantes para as organizações e devem ser realizadas sempre que possíveis pela equipe de Recursos Humanos e Gestão de pessoas. Ela também pode ser utilizada em outros processos como no recrutamento e seleção, remanejamento, recolocação profissional, ou mesmo quando houver conflitos.
Trabalhar com pessoas mais motivadas ajudam profissionais a atingirem altos índices de produtividade, pois assim, elas acreditam muito mais no potencial e na capacidade de contribuir para o sucesso da organização em que trabalham.

FONTE: Terra

Profissão que você não aprende na faculdade

Gestor de contas

“O gestor de contas cuida do relacionamento com o cliente”, explica Louis Buccia Louis Bucciariarelli, country manager da Return Path, líder global na área de inteligência de email. Na opinião dele, esta é outra profissão que não se aprende a exercer nas salas de aula da faculdade.
Independentemente do tipo de conta e setor de atuação, elaborar uma estratégia diferente para cada cliente dentro do plano de gestão de contas a partir de indicadores de desempenho que avaliem a rentabilidade e a performance da relação são pontos chave para quem quer se dar bem nesta carreira.
No caso da Return Path, o caminho de preparação passa por computação, marketing e gestão de pessoas. “Se o profissional tem base de conhecimento de ferramentas online e perfil de relacionamento com cliente, o resto a gente ensina”, diz.
executivos olhando para tela de computador


FONTE: exame.abril

Coaching como orientação Profissional


O Coaching é um método de desenvolvimento humano que, através de ferramentas e técnicas de diversas ciências, busca alcançar resultados, com êxito e precisão. O objetivo principal desse processo é desenvolver e otimizar capacidades e competências, para que a pessoa consiga chegar no estado desejado.
Existem vários nichos de Coaching, entre eles: o pessoal, para empresas, de relacionamento, familiar,entre muitos outros. É uma metodologia que atende diversa áreas, inclusive aplicada a orientação profissional, também conhecido como Coaching Vocacional e/ ou Coaching de Carreira.
Neste caso, o Coaching pode ser aplicado como orientação vocacional que é direcionada ao público um pouco mais jovem, que está “sob pressão” de fazer vestibular e escolher qual profissão seguir, ou ainda àquele que acabou de sair da faculdade e precisa planejar sua carreira ou inserir-se no mercado de trabalho.
Ainda no âmbito de carreira, o Coaching pode ser utilizado para direcionar todo e qualquer profissional que deseja dar uma ajustada em sua vida profissional. Seja para àqueles que querem modificá-la totalmente e trocar os rumos da mesma, ou apenas aprimorar o que está sendo feito. O Coaching como orientação profissional atende ainda àqueles que desejam abandonar totalmente uma profissão para seguir outra.
O Coach, profissional habilitado de aplicar a metodologia, realizará um processo, onde o Coachee (cliente) descobrirá o que exatamente deseja, através da utilização de ferramentas e técnicas que contribuirão para a realização dos objetivos propostos, de forma eficaz, no menor tempo possível. Seu papel é de um apoiador rumo à aceleração de resultados e conquista dos sonhos do Coachee.
Vale lembrar que, para o processo de Coaching como orientação profissional tenha, de fato, êxito, é necessário muito mais do que apenas o auxílio do Coach, mas, acima de tudo, do total comprometimento e dedicação do profissional para que o alcance de resultados sejam verdadeiramente extraordinários.

FONTE: Terra

Marketing Digital será área com mais oportunidades em 2014



Segundo a consultoria Michael Page, neste ano as áreas profissionais que estarão em alta no Brasil são: 1º - Marketing Digital; 2º - Planejamento Comercial; 3º - Marketing e Vendas. As oportunidades estarão atreladas à Copa do Mundo e às eleições presidenciais.

“Não há mais dúvidas que o digital é uma realidade dentro do mercado e que as empresas estão cada vez mais vendo a importância de possuir um foco nisto. Devido à conectividade e a maior presença dos consumidores no ambiente online, é possível hoje mapear e focar a comunicação no seu público-alvo. Com isso, a tendência é fugir dos meios massificados", afirma o estudo da consultoria.

Conrado Adolpho, empreendedor do segmento e consultor internacional de empresas neste setor, parte do princípio que todos podem empreender na internet e ganhar dinheiro com negócios digitais. Ele desenvolveu metodologia e técnicas para que os empreendedores possam criar produtos digitais, encontrar os consumidores na web e vender para eles.

Outra possibilidade aberta é que os empreendedores podem dedicar o tempo livre que têm para criar os negócios, sem ser necessário mudar radicalmente de vida. Para ensinar as pessoas como empreender na rede, Conrado escreveu o livro “I Jumper – o novo empreendedor da economia digital”.


Redação Adnews

Com estudo, mulher supera homem em novos negócios

O maior número de anos de estudos e as inovações tecnológicas que permitem trabalho em casa estão impulsionando o empreendedorismo feminino no Brasil. Uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor em parceria com o Sebrae revela que as mulheres já são a maioria (52%) dos novos empreendedores, aqueles que abriram seu negócio há menos de três e meio.
Não é por acaso que essa leva recente é mais escolarizada – 49% tem pelo menos o segundo grau completo, contra 41% entre os que estão há mais tempo no mercado. Esse incremento no perfil dos empresários tem ligação direta com predominância feminina. Os dados mais recentes do IBGE mostram que, quanto mais se sobe a escada dos anos de estudo, maior a presença de mulheres: elas representam, por exemplo, 58% dos brasileiros que passaram 15 anos ou mais na sala de aula.
“Na última década, as mulheres ganharam espaço no mercado de trabalho e alcançaram posições de poder na política. É natural que essa conquista do espaço feminino na sociedade se repita também no empreendedorismo”, comenta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “As mulheres estão investindo em qualificação, buscam acesso às informações, não permitem amadorismo.”
Um exemplo é Sandra Matunoshita, proprietária da SOS Alergia, de Marília (SP), finalista do Prêmio Mulher de Negócios. “Acreditava que podia abrir a loja, mas fui buscar socorro, fui fazer faculdade de Tecnologia de Alimentos, procurei palestras e consultorias. Quando você acha que sabe tudo, quebra a cara”, afirma.
A pesquisa apontou ainda que a natureza da motivação para abrir um negócio também mudou. “As mulheres não empreendem apenas para complementar a renda da família ou como passatempo. Cada vez mais, abrem empresas por identificar uma oportunidade no mercado”, aponta Barretto. Essa é a razão citada por 66% dos entrevistados pelo levantamento do Global Entrepreneurship Monitor.
Foi o que aconteceu com Sandra. Alérgica à proteína do leite desde bebê, ela viu na sua limitação um nicho de investimento. “Trabalho há dez anos para pessoas que, assim como eu, têm alergia. Além da alergia alimentar, o nosso foco são produtos para a alergia de contato, respiratória e de picada de inseto”, explica.
No seu nicho, avalia, ser mulher ajudou: os clientes são, majoritariamente, mães. “Elas vêm em busca de produtos para crianças com alergia. Muitas vezes, chegam aqui deprimidas e ficam um hora desabafando. A gente escuta e aconselha, e isso passa uma boa imagem da empresa.”
A relação com a família pode explicar também o fenômeno das mães-empresárias. O movimento é encabeçado por mulheres que optam por trabalhar em casa ou ter jornadas mais flexíveis de trabalho para que possam participar mais da vida dos filhos. Novas tecnologias, como a internet, ajudaram a alavancar esse movimento, já que é possível fazer negócios de qualquer lugar – e ainda manter o filhote no colo durante o processo.
“A mulher está buscando algumas questões, como ganhar mais que um salário fixo. Muitas vezes, ela quer a flexibilização do horário e poder trabalhar dentro de casa. Assim, elas podem esperar o marido chegar para ficar com as crianças para atender o cliente”, diz a vice-presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras, Karina Boner. “Algumas delas vendem bijuterias que fazem de madrugada ou na hora do almoço. A partir dessa experiência, veem se dá certo viver só disso.”
O ideal, porém, é que a empreendedora estabeleça horários rígidos, segundo Barretto. “Não se deve misturar os horários dedicados ao trabalho para tratar de questões familiares, exceto, evidentemente, em uma situação de emergência. No final das contas, se essa empresária se organiza devidamente, sobra mais tempo para ele se dedicar à família e à vida pessoal.”
Para as donas do próprio negócio, à dificuldade já bem conhecida de conciliar o trabalho com a dupla jornada junta-se outra: o preconceito. “Muitas mulheres precisam superar a desconfiança dos familiares, fornecedores e parceiros comerciais, para buscar espaço num mercado cada vez mais competitivo. Elas têm que ultrapassar uma barreira cultural e social”, observa Barretto. “Por isso, o fundamental é se preparar por meio de cursos e capacitações sobre gestão empresarial.”

FONTE: Terra