quinta-feira, julho 31

Cáritas Brasileira lança edital para apoio a projetos sociais



Cáritas Brasileira lançou um edital para apoio a organizações e movimentos que tenham projetos relacionados com o tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano “Fraternidade e Tráfico Humano”. Os projetos aprovados receberão de 10 mil a 60 mil reais, dependendo do perfil.
O edital traz recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) 2014 da organização, que é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).
Conforme observado pela ABCR, projetos podem ser enviados em três momentos durante o ano: até 13 de agosto ou até 01 de novembro. No total, mais de dois mil e seiscentos projetos já foram aprovados com recursos do Fundo.
Para acessar as informações completas dessa oportunidade, clique aqui.


FONTE: ABCR

ConSePS 2014 premia organizações sociais que visem expansão de impacto



A oitava edição do Concurso de Seleção de Projetos Sociais (ConSePS), iniciativa da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, a FACENS, premiará organizações sociais de Sorocaba e de Votorantim, estado de São Paulo. Até 20 organizações serão selecionadas para receber um programa de capacitação e desenvolvimento e, dentre estas, três serão premiadas com até 15 mil reais cada.
O ConSePS tem como objetivo selecionar projetos sociais que necessitem de investimentos para ampliar ou melhorar a qualidade das ações desenvolvidas ou, ainda, implementar novas idéias que reflitam benefícios ao público alvo e fortalecer organizações sociais ao aprimorar seus conhecimentos e práticas na apresentação de projetos
As informações sobre o ConSePS podem ser acompanhadas nesta página.
As inscrições vão até 15 de agosto.


FONTE: ABCR

Estão abertas as inscrições para a edição 2014 do Fundo Itaú Excelência Social



Programa de Investimento em Programas Sociais - Fundo Itaú Excelência Social(PIPS FIES) está com inscrições abertas para a edição de 2014 do seu edital que apoia organizações da sociedade civil que atuam com educação. Serão selecionadas até 11 organizações, que receberão apoio financeiro de 120 mil reais e neste ano estão disponíveis pouco mais de dois milhões de reais para financiar os projetos selecionados.
Os temas este ano são educação infantil, educação ambiental e educação para o trabalho. Podem participar organizações que tenham projetos de educação iniciados antes de 15 de julho de 2012, e cujo orçamento anual este ano seja superior a 120 mil reais, conforme verificado pela ABCR no edital. O período de apoio será de 24 meses.
As inscrições ficam abertas apenas por um mês, até o dia 15 de agosto, e devem ser feitas online. 
A página do Fundo na internet, para acesso ao edital e ficha de inscrição, pode ser acessada aqui.


FONTE: ABCR

Os 7 segredos para comunicação de alta performance



Os 7 segredos para comunicação de alta performance (Reprodução)
O sucesso pessoal e profissional está atrelado a sua capacidade de se comunicar. Imagine como seria conhecer as poderosas técnicas para potencializar sua comunicação e alcançar o sucesso. Leia esse artigo e desfrute do que existe de mais moderno e poderoso em estratégias para comunicação de Alta Performance.
Independente de sua área de atuação pessoal ou profissional, a comunicação representa um fator crítico para o sucesso. Por exemplo, é possível imaginar um líder que não consegue se comunicar? Para alcançar sucesso é necessário aprender a se comunicar com clareza, isto é, dominar as técnicas que envolvem a comunicação eficaz, para poder alcançar a mente e o coração dos ouvintes, mais que isso, instalar sua mensagem em níveis conscientes e inconscientes, acessar diferentes públicos é conseguir capturar a atenção do público.
O processo de comunicação: Emissor, Canal, Mensagem, Receptor e Feedback é ponto de partida da comunicação. É importante também escolher um código apropriado para comunicação. Mas lembre-se, isso representa apenas a ponta do iceberg, ou seja, o poder das pessoas influentes, das pessoas de sucesso está muito além do que é descrito no processo básico.
Descubra os 7 segredos para uma comunicação de Alta Performance:
1 – Autoconfiança: É um fator determinante para pessoas de alta performance e também para potencializar sua comunicação. Ausência de autoconfiança neutraliza a fala, aprisiona pensamentos e pode congelar a nossa capacidade de se comunicar. Sem comunicação não há sucesso. Sem autoconfiança não existe energia que acenda a lâmpada das ideias que ilumine e aqueça a fala dos comunicadores de alto desempenho.
2 – Pensamento e emoção: Entenda que a comunicação é um processo, com começo, meio e fim e todo processo para ser potencializado, precisa ser planejado, pensado e repensado. A grande maioria das pessoas de sucesso pensa antes de falar, considera as consequências de suas palavras que preferencialmente devem ser elaboradas, estruturadas e lapidadas para alcançar a mente e o coração do público. É relevante ter cuidado para que a emoção não transponha a razão, recomenda-se o uso da lógica, mas também que o comunicador explore a emoção do ouvinte.
3 – Objetivo: Todo processo de comunicação deve possuir uma meta, um foco. No Coaching utiliza-se o termo “estado desejado”, ou seja, o que você deseja que o seu ouvinte entenda ou faça.
4 – Conecte-se com o ouvinte: Obtenha atenção, desperte a curiosidade. Deixar o ouvinte curioso é fundamental para ser eficaz na comunicação. No recente livro “FOCO” o Dr.Goleman (2013), destaca que aproximadamente 40% das pessoas não mantêm foco em suas atividades. Logo a melhor comunicação começa com atenção efetiva do ouvinte. Grandes oradores desenvolvem habilidade de gerar rapport com o público, ou seja, se conectam com as pessoas, tal estratégia também pode ser realizada nas conversas individualizadas, ao espelhar o tom de voz, a velocidade, o vocabulário e até a respiração, essa estratégia da Programação Neurolinguistica pode conectar você com seu ouvinte o que potencializará a comunicação.
5 – Fale corretamente e use as técnicas de comunicação e persuasão: Ser um grande comunicador é para poucos, logo faz se necessário escrever e falar corretamente, conhecer as sutilezas da comunicação subconsciente também pode contribuir. A Programação Neurolinguística pode ser vista como a ciência e que estuda a linguagem, sua estrutura e a conexão com o cérebro. Pode ser valioso também utilizar técnicas para moldar o seu discurso, acessando de maneira imediata e/ou profunda o ouvinte, conectando-o a você imediatamente.
6 – Conte histórias e crie metáforas: Uma estratégia poderosa para se comunicar e atingir níveis inconscientes do seu interlocutor é através de histórias, nosso cérebro é neurologicamente estruturado para prestar atenção em historias, desde a infância, até mesmo na pré-história as histórias eram registradas através de gravuras nas paredes das cavernas. Outro grande exemplo vivo é a bíblia que transmite profundos ensinamentos por meio de parábolas.
7 – Ousadia: Vença seus medos, encare seus fantasmas, coloque-se diante das pessoas e fale o que pensa, sente e acredita e guie seu discurso pautado pela ética, integridade e verdade, mantenha sempre a congruência entre seu discurso e a sua prática.
Para finalizar a Dica de ouro: “O Sucesso é constituído por 1/3 de conhecimento, 1/3 de ousadia e 1/3 de persistência”. Então, o que você aprendeu com essa leitura? Quando e como vai ousar utilizar seu conhecimento? O que fará para persistir na aplicação dos mesmos? 


FONTE: Adnews

Sustentabilidade é tema de MBA online e gratuito



Com o intuito de capacitar, aperfeiçoar e atualizar profissionais, a plataforma de ensino superior online Veduca lança o curso Gestão da Sustentabilidade. O programa conta com professores das Universidades Técnica de Delft e Tecnológica de Eindhoven, na Holanda, Universidade Técnica da Dinamarca, USP, Federal de Santa Catarina e Federal do Ceará.

Como todo conteúdo disponível no Veduca, as videoaulas podem ser acessadas gratuitamente, por qualquer pessoa com acesso à internet e interesse no tema. “Unimos as melhores universidades do mundo no assunto. O estudante pode ter acesso a esse universo sem sair de casa”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca. “Esta é uma especialização que trata de um tema desafiador para organizações e profissionais do mundo inteiro, com uma perspectiva e abordagem verdadeiramente globalizadas”, completa.

Para o aluno que quiser um certificado válido pelo Ministério da Educação, o Veduca oferece também um programa pago de certificação, oferecido pelo Centro Universitário UniSEB. No Programa de Certificação, o estudante recebe tutoria personalizada online para cada uma das disciplinas, acompanhamento pedagógico e orientação para estudar utilizando recursos exclusivos da plataforma, além de ter acesso a mais de 280 polos da rede UniSEB no Brasil para provas presenciais e defesa do trabalho de conclusão de curso.

O curso é destinado a profissionais liberais, empreendedores, servidores públicos e pessoas que atuam em setores relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento de produtos e sustentáveis. O objetivo é auxiliar as empresas a desenvolverem resultados práticos e significativos para o meio ambiente e à sociedade como um todo.

Confira abaixo as disciplinas do MBA em Gestão da Sustentabilidade:

- Sustentabilidade Empresarial: Conceitos e Definições
- Produção Mais Limpa (P + L) e Ecologia Industrial
- Instrumentos de Política e Sistemas de Gestão Ambiental
- Desenvolvimento de Produtos e Serviços Sustentáveis
- Responsabilidade Social Corporativa
- Metodologia Científica e de Solução de Problemas
- Gestão de Projetos
- Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos

O programa demanda no mínimo 360 horas de dedicação dos candidatos ao certificado. 

As inscrições já estão disponíveis no site do Veduca e o curso pode ser iniciado a partir do dia 26 de agosto.



FONTE: CicloVivo

3º BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publications

A FAPESP sediará nos dias 14 e 15 de agosto o 3º BRISPE - Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publications Ethics, no qual serão abordadas as práticas institucionais para a promoção da integridade científica e a conduta responsável em pesquisa.
Ao hospedar o evento, a FAPESP dá continuidade à sua política sistemática de promoção da integridade da pesquisa científica. Importante marco desta política foi a publicação do Código de Boas Práticas Científicas da FAPESP.
Dirigido a pesquisadores, lideranças de agências de fomento, editores de periódicos científicos e membros de sociedades científicas, o evento contará com a participação de pesquisadores estrangeiros, como Nick Steneck, da University of Michigan, nos Estados Unidos, Rüdiger Klein, da University of Beijing, na China, e Mark Frankel, da American Association for the Advancement of Science (AAAS), nos Estados Unidos.
A programação pode ser conferida em http://www.fapesp.br/8788. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/brispe_inscricao.
O evento ocorrerá na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3838-4216 ou pelo e-mail meletti@fapesp.br


FONTE: FAPESP

GREENBUILDING BRASIL


Visite a exposição da 5ª Greenbuilding Brasil e confira os lançamentos e novidades do setor da construção sustentável.

· Acessibilidade a materiais inovadores e tecnológicos;
· Desafios internacionais, inovações culturais e design ecológico;
· Desenvolvimento de comunidades sustentáveis;
· Eficiência energética e energias renováveis;
· Ações comunitárias e responsabilidade social;
· Políticas de incentivos governamentais e linhas de crédito para prédios verdes;
· Projetos de construção, métodos e sistemas para residências verdes.
Venha para o evento que reúne as empresas e principais
nomes da construção sustentável no Brasil!
Acesse www.expogbcbrasil.org.br/credenciamento
e faça sua inscrição online gratuita*.
www.expogbcbrasil.org.br
* A visita à exposição da Greenbuilding Brasil 2014 é gratuita para os profissionais que fizerem o credenciamento online.
Para os profissionais que fizerem o credenciamento no local, o valor do ingresso será R$ 50.


Smartphone funcionará como chave nos hotéis Hilton



Smartphones funcionarão como chaves nos hotéis Hilton
A rede de hotéis Hilton planeja modernizar o seu sistema de reservas. De acordo com o site wsj, a empresa pretende aderir a um sistema capaz de permitir que a escolha de quartos, check-in e até mesmo a abertura das portas seja feita através de smartphone.
O investimento na nova tecnologia foi de aproximadamente US$ 550 milhões, porém a expectativa é que ela chegue aos hotéis somente em 2016.

Um grupo que já aderiu a um sistema semelhante foi a rede de hotéis dos parques da Disney. Apesar de não ser um smartphone, uma pequena pulseira de plástico chamada Magic Band funciona como chave do quarto, ingresso e cartão de débito para os hospedes.


Via wsj

BRNEWTECH FLORIPA

BRNEWTECH FLORIPA



INSCREVA-SE AQUI


MAIS INFORMAÇÕES

https://www.eventbrite.com/e/brnewtech-inovacao-e-tecnologia-tendencias-e-perspectivas-tickets-12169189373?utm_campaign=brnewtech&utm_medium=email&utm_source=RD+Station



quarta-feira, julho 30

Reciclagem e desenvolvimento profissional

Foto



No dia 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. A atividade, além de beneficiar o meio ambiente, é uma forma de oferecer oportunidade de crescimento na vida das pessoas envolvidas com a atividade.


O Instituto Reciclar, ONG voltada para a educação e inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social no mercado de trabalho, é um dos exemplos de entidades que auxiliam no desenvolvimento dessas pessoas, especialmente para os jovens que estão à procura de uma primeira oportunidade.



Fundada em 1995, o Instituto faz uma combinação entre educação complementar e capacitação para o mercado de trabalho através de sua Oficina de Reciclagem. É lá que os jovens recebem treinamentos e realizam atividades ligadas aos conceitos de economia criativa, ética, disciplina, responsabilidade, trabalho em equipe e preservação ambiental.



A consultora de investimentos do Itaú Unibanco, Simone Aparecida da Costa, é um dos exemplos. Com apenas 15 anos, a executiva entrou para o projeto e aproveitou a oportunidade para crescer profissionalmente e ajudar na renda familiar, uma vez que todos os jovens do projeto ganham salário mínimo.



Foi dentro da Oficina que Simone teve a chance de participar de aulas de reforço escolar, palestras e conversas com profissionais das mais diferentes áreas, como forma de orientação na escolha da carreira que gostaria de seguir. “O mais legal é que o projeto cria a mentalidade de acreditarmos em nós mesmos, através do atendimento psicológico que recebemos. Acho que é isso que falta em muitos jovens”, comenta.



Com a ajuda e experiência da Oficina, a consultora conquistou o primeiro emprego em uma agência de fotojornalismo, além de ter uma ajuda de custo com um curso de Gestão Empresarial no SENAC. Com esse pontapé, Simone cursou a faculdade de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, além de fazer um intercâmbio nos EUA e mais tarde ser aprovada para um MBA em Economia e Setor Financeiro.



“Além da realização de um sonho, o curso fez com que minha carreira desse um salto. Dois meses depois, tive meu currículo selecionado pelo Itaú Unibanco para um processo seletivo. Com os cursos e a experiência profissional, consegui chegar na fase de entrevistas. Quando contei sobre o MBA que faria na USP, fui contratada para atuar como gerente de relacionamento Itaú Uniclass, para comandar as operações de oito cidades do interior de Minas Gerais”, conta.



Hoje, com 27 anos, Simone acredita que a oportunidade de participar do projeto do Instituto Reciclar foi o início de sua carreira bem sucedida e ponto fundamental para desenvolver habilidades do ambiente corporativo, como parceria, engajamento, determinação, disciplina, flexibilidade, “brilho nos olhos”, firmeza e seriedade.


“A minha experiência no Reciclar fez com que eu enxergasse as dificuldades como desafios e não como impedimentos. Além disso, consigo identificar oportunidades rapidamente e desenvolvê-las em meu trabalho e vida pessoal. Tenho mais confiança em mim e nunca mais me deixarei abater pelo pré-conceito das pessoas. Pelo contrário, é um propulsor para o meu sucesso”, finaliza.




FONTE: RHCentral

CESE lança segunda chamada no ano do edital Mobilizando Recursos Locais


O programa Ação para Crianças da CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço - lançou pela segunda vez no ano a chamada por projetos “Mobilizando Recursos Locais”, que tem como objetivo estimular a adoção de estratégias para mobilização de recursos locais que possam contribuir para a autosustentação financeira das organizações. O apoio máximo é de até 5 mil reais.
Com essa chamada, e segundo observado pela ABCR nas perguntas mais frequentes apresentadas pela organização, a CESE quer estimular nos grupos adocão de novas estratégias para mobilização de recursos locais que possam contribuir para a sustentabilidade das organizações. Por isso, os grupos selecionados são desafiados a mobilizar, em até três meses, metade dos recursos financeiros que precisam para o projeto apresentado.
Propostas podem ser enviadas até dia 04 de agosto, sendo obrigatoriamente enviadas por e-mail. Para mais informações sobre a seleção, critérios e formulários, acesse a notícia na página da CESE na internet clicando aqui.



FONTE: ABCR

Vão até dia 03 as inscrições para o edital 2014 do Red Umbrella Fund


Fundo Red Umbrella (Fundo Guarda-chuva Vermelho), estabelecido em 2012, está recebendo propostas para apoiar iniciativas lideradas por trabalhadores ou trabalhadoras do sexo e que promovam os direitos humanos. O financiamento disponível vai de 4 mil a 40 mil euros, cerca de 12 mil a 120 mil reais.
Segundo o site do Red Umbrella Fund, acessado pela ABCR, em dois anos de apoio já foram financiados 46 grupos de trabalhadores do sexo, em 41 países pelo mundo, incluindo o Brasil.
As propostas apresentadas podem ter até dois anos de duração e ser escritas em inglês, francês, espanhol ou russo. 
O prazo para envio das solicitações, por e-mail, é o dia 03 de agosto. 
Em razão do fuso horário, recomendamos que elas sejam enviadas no máximo até o dia anterior, 02 de agosto. 
Todas as informações estão acessíveis aqui.


FONTE: ABCR

Organizações da sociedade civil podem enviar projetos culturais para edital do Banco do Nordeste



Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está recebendo propostas para financiar projetos culturais nos municípios das regiões em que atua: Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo e para a programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste. No total, estão disponíveis 4 milhões e 500 mil reais para os projetos que serão selecionados e cujo apoio máximo será de 500 mil reais.
Podem ser apresentados projetos de: artes cênicas (teatro, dança, performance, circo); artes visuais (exposição); humanidades (apresentações literárias, publicação de livros de arte e ações de incentivo à leitura); música (erudita e instrumental); e cinema (mostras e festivais).
No edital, a ABCR observou que não é obrigatório ter o projeto proposto já sido aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Se selecionado, porém, a aprovação deverá ter sido obtida até a contratação com o Banco do Nordeste.
Os projetos selecionados deverão ter sua realização no período de novembro de 2014 a dezembro de 2016. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto, online, e as informações estão disponíveis nesta página.


FONTES: ABCR


PONTOS FRACOS E PONTOS FORTES DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO



Possíveis Pontos Negativos

1. Muitos estudantes não sabem lidar com a grande oferta de informações que a internet oferece. Alguns tomam tudo o que lêem na web como verdade absoluta e isso interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de olhar crítico perante o que lhes é apresentado.
2. O jovem de hoje é multifuncional, faz tudo ao mesmo tempo, porém, isso pode ter conseqüências negativas se não for bem administrado. O acesso às redes sociais durante os momentos de estudo, por exemplo, pode causar distração e interferir no desempenho acadêmico.
3. O excesso pode ser arriscado. Ao gastarem horas e horas nas redes sociais, os jovens deixam de interagir cara-a-cara e isso pode prejudicá-los seriamente. Com menos interações “reais”, eles podem ter a capacidade de comunicação comprometida (a internet não exige entonações, linguagem corporal, etc). O mundo “offline” jamais pode ser substituído pelo online.
4. A popularidade das redes sociais e a velocidade que é característica ao mundo online criaram novas maneiras de escrever e falar, enfim, transformaram a língua portuguesa, dando a ela, novos aspectos e sentidos. Isso pode interferir na qualidade de redação desses jovens. A linguagem da internet ainda não foi naturalizada como padrão em nossa sociedade, ela ainda se limita ao meio online. Trabalhos escolares, por exemplo, ainda exigem a linguagem formal. Contudo, palavras como “vc”, “eh”, “baum” acabam aparecendo em trabalhos acadêmicos e os jovens, por muitas vezes desconhecerem a escrita formal, acabam dependendo de corretores automáticos.
5. Muitos estudantes não pensam antes de postar algum conteúdo na internet. É preciso lembrar, porém, que tudo o que escrevemos na web pode ser visto e logicamente, julgado. Posts com conteúdos comprometedores podem trazer complicações ao aluno ao longo de sua caminhada acadêmica e profissional. Algumas escolas, por exemplo, procuram informações prévias sobre futuros alunos e dependendo do que encontram, o estudante pode ser prejudicado. A internet é um livro aberto, por isso, orientar o jovem nesse aspecto é essencial.

Possíveis Pontos Positivos


6. As mídias sociais aumentaram a interatividade e a possibilidade dos alunos se expressarem e colaborarem com a produção de informação. A dinâmica rápida (quase instantânea) do mundo online, deu ao jovem a capacidade de desenvolver pensamento rápido, qualidade que é extremamente apreciada na realidade em que vivemos.
7. As redes sociais ensinam os jovens importantes situações do mundo real. Por exemplo, a noção de “rede de contatos” é exercitada por meio de comunidades como Facebook e isso pode ajudar o jovem ao longo de sua vida. Ser capaz de criar redes de contato sólidas é extremamente importante para o desenvolvimento tanto pessoal, como profissional e acadêmico.
8. Pelo enorme contato que possui com as novas tecnologias, o jovem de hoje as domina completamente. Esse domínio é extremamente útil, já que hoje, o andamento do mundo depende dessas novas tecnologias. Ter essa habilidade é estar pronto para as exigências que virão pela frente.
9. Desenhar um perfil online hoje em dia é fácil. Construir e desconstruir tornou-se parte da vida desses jovens. Eles fazem perfis, definem quem são, apagam perfis, somem e aparecem quando bem entendem. Essa dinâmica proporciona a flexibilidade. Com esse movimento constante, eles controlam o que querem ser e quando querem ser. Isso pode ser relevante para situações do dia-a-dia e ao longo da vida, em que, muitas vezes, devemos assumir determinados comportamentos, dar nossa opinião, nos calarmos, enfim, sermos flexíveis e nos adaptarmos aos diferentes cenários que nos são impostos.
10. A internet abre um mundo favorável à criatividade. Ter seu próprio blog ou seu site de fotos, por exemplo, dá abertura para que o jovem se expresse e mostre seu talento. Ao compartilhar com os outros, ele tem um feedback instantâneo sobre a sua produção, o que pode motivá-lo e até mesmo ajudá-lo a construir e seguir sonhos e objetivos.


fonte: Cadernodia

Inscrições para o prêmio Aderência LMC 2014 vão até setembro

São R$ 30 mil em prêmios, nas categorias Programa e Projeto no tratamento de leucemia mieloide crônica


Termina em 1º de setembro o prazo para inscrições no Prêmio de Incentivo à Aderência ao Tratamento da Leucemia Mieloide Crônica (LMC), voltado para projetos com foco na adesão de pacientes ao tratamento da doença.
Promovido pela Bristol-Myers Squibb e pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), o prêmio tem como objetivo incentivar, reconhecer e premiar ações, programas e projetos que contribuam para a melhoria no quadro de aderência de pacientes ao tratamento da LMC no Brasil.
Com o tema “Aderência ao tratamento da LMC – Uma responsabilidade compartilhada”, nesta primeira edição podem participar projetos desenvolvidos por ONGs, instituições de saúde, fundações e clínicas públicas e privadas que desenvolvam trabalhos ou tenham programas e projetos de aderência ao tratamento da LMC.
Ao todo, serão R$ 30 mil em prêmios, sendo R$ 15 mil para a categoria Programa (medidas implantadas há pelo menos um ano e sem prazo determinado de vigência) e R$ 15 mil para a categoria Projeto (propostas a serem implementadas com objetivo de melhorar a Aderência ao Tratamento da LMC), que deverão ser investidos nas iniciativas vencedoras.
Os vencedores serão conhecidos durante o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO), que será realizado em novembro.
Mais informações: http://premioaderencialmc.com.br


FONTE: FAPESP

International Symposium on Fungal Stress

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba (IP&D/Univap) em São José dos Campos (SP) promove, entre 25 e 31 de outubro, o International Symposium on Fungal Stress (ISFUS).
O simpósio – voltado a pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação – buscará apresentar pesquisas de ponta em estresse em fungos de importância industrial, ambiental e agrícola.
Entre os convidados estrangeiros estão Enrique Cerda-Olmedo, da Universidad de Sevilla, na Espanha; Laura Selbmann, da Università degli Studi dela Tuscia, na Itália; e Nemat Keyhani, da University of Florida, nos Estados Unidos.
As inscrições e a submissão de resumos para apresentação de pôster vão até 20 de setembro. De acordo com os organizadores, os três melhores trabalhos apresentados por alunos de graduação e de pós-graduação serão premiados pela editora Elsevier.
As atividades serão realizadas no auditório e hall do Ceplade Univap, localizado na Avenida Shishima Hifumi, 2911, em São José dos Campos (SP).
Mais informações: www.univap.br/isfus/index.php 



FONTE: FAPESP

VOCAÇÃO, PRAZER EM CONHECÊ-LA!

Vocação - eis uma palavra que nos atormenta principalmente quando iniciamos a vida profissional ou, quando já nela inseridos, enfrentamos uma tempestade na nossa vida cotidiana



Em certos momentos, pensamos em desistir de tudo por uma desavença no ambiente de trabalho ou aquele chefe que não nos reconhece em função de razões pessoais etc. Enfim, as razões para esse tormento podem ser inúmeras, porém algumas conseqüências são deveras conhecidas e vão desde uma tristeza leve e passageira até os mais profundos e impensados momentos de depressão.

Num instante de reflexão a respeito dessa realidade do mercado de trabalho que, cada vez mais, exige que o profissional seja devotado a sua profissão e se especialize continuadamente, qualquer que seja a sua área de atuação, recordo-me do livro de Jacob Needleman "DINHEIRO E O SIGNIFICADO DA VIDA" que, de forma contundente, retrata a "dupla natureza" humana onde desvenda os conflitantes interesses que movem a humanidade, de um lado a busca pelo crescimento espiritual, de outro a busca pelo crescimento material. Dentro do projeto de crescimento e desenvolvimento profissional de cada um de nós se faz necessário destacar em nossos planos a necessidade do equilíbrio entre essas duas naturezas que, em algum momento, sempre pesam e distorcem a balança de nossas escolhas futuras.

O fator tempo em nossas vidas não é algo que possa ser economizado ou mesmo ter sua marcha reduzida de modo que nos favoreça com maiores possibilidades de aproveitá-lo, o dia possui 24h e assim sempre será. Portanto, devemos fazer escolhas racionais ao longo do tempo para administrar nossa carreira em parâmetros compatíveis com nossos desejos e com o escopo de alcançar nossos objetivos. Porém, deve-se advertir que sonhos (desejos) nos movem até o momento em que se tornam "pesadelos". Esses "pesadelos" podem ser vividos por aqueles que espelham suas carreiras sem avaliar o equilíbrio entre as duas naturezas humanas, principalmente quando pautam sua vida profissional mirando exemplos de terceiros esquecendo de ouvir sua "voz interna" que lhe convoca para a verdadeira vocação.

Robert Wong, famoso headhunter, em seu livro "O SUCESSO ESTÁ NO EQUILÍBRIO", corroborando com o quadro estabelecido no presente artigo, também assevera a necessidade da busca da vocação para alcançar o sucesso que deve ser somado ao equilíbrio entre a vida material e a vida espiritual, para que seja verdadeiro. Porém, mesmo diante de sua larga experiência, Robert Wong não ensina o caminho para o sucesso como algo que possa ser determinado através de uma fórmula miraculosa e infalível, mas afirma que o mesmo depende do equilíbrio (ao qual faço a associação ao já citado equilíbrio entre as duas naturezas do homem de Jacob Needleman) e do silêncio que se faz necessário, para que cada um de nós consiga ouvir nossa "voz interior", nossa vocação, que nos conduzirá ao sucesso profissional.

Sempre pensando em tornar o mais real possível os textos e os livros que tanto me enriquecem o conhecimento, procuro sempre imaginar os ensinamentos de cada um deles em prática (como no budismo, onde os ensinamentos só são considerados válidos para cada um de nós quando conseguimos colocá-los em prática, até se tornarem hábitos). Sendo assim, para manter a honestidade e a sinceridade com o digno leitor faço, para concluir, apenas uma ressalva com relação à questão aqui levantada sobre a vocação e a busca do estado de equilíbrio das duas naturezas humanas (material e espiritual), para o que pode vir a ser um problema oriundo de uma visão distorcida da vocação de cada um de nós.

Esta ressalva existe quando uma voz interna "ilusória" impele a procura de objetivos impossíveis em espaços de tempos irreais. Essa voz baseia-se mormente no excesso de ansiedade e na necessidade de aprovação social que é natural do ser humano. Porém, esta "ilusão" deve ser implacavelmente combatida, para que possamos agir de acordo com nossos objetivos de forma realista e alcançar resultados verdadeiros. Vamos, a partir de um momento de silêncio, ouvir nossa voz interior e começar a planejar um futuro de sucesso!




FONTE: RHPortal

Festival Curteco: o que você faz pelo meio ambiente?



Quais são suas ações concretas no dia a dia para diminuir a sua pegada ecológica? Pequenas atitudes sustentáveispodem reduzir os impactos e a pressão sobre os recursos naturais do planeta. 

Para estimular esta mudança de comportamento, o WWF-Brasil lançou o 1º Festival de Curtas Ecológicos - Curteco. Você pode gravar um vídeo com duração de 15 segundos a 1 minuto contando o que faz para ajudar omeio ambiente.

Os cinco curtas mais originais e criativos serão premiados. A seleção dos melhores trabalhos será feita por uma comissão julgadora composta por personalidades comprometidas com a sustentabilidade na sua rotina: Marina Person (apresentadora de TV), Renata Falzoni (jornalista e cicloativista) e Mara Mourão (cineasta). 

O grande vencedor do concurso cultural vai ganhar uma viagem para o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, com direito a levar acompanhante. A intenção do WWF-Brasil é mobilizar um número cada vez maior de pessoas a adotar hábitos de vida sustentáveis e se engajar na causa ambiental. 

Não perca tempo! Os vídeos podem ser inscritos até 10/08 pelo site do festival. Os cinco ganhadores serão anunciados em 18/08, pela internet.





FONTE: planetasustentavel