quinta-feira, abril 16

Pesquisa conjunta de institutos brasileiro e argentino avança na busca por droga anti-Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma das que mais debilita seu portador e ainda não é suficientemente conhecida pela ciência para se encontrar uma cura. Mas os caminhos para se desbravar esse mal são abertos continuamente mundo afora. Uma pesquisa de laboratório feita entre institutos de Brasil e Argentina descobriu um composto orgânico capaz de evitar o acúmulo de metais fisiológicos no cérebro, o que pode ajudar a retardar a progressão da doença.

O estudo é fruto da parceria entre o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e o Instituto de Biologia Molecular e Celular de Rosario, na Argentina.

Nicolás A. Rey, um dos coordenadores da pesquisa, explicou que os testes experimentais comprovaram que o composto hidrazona se mostrou eficaz no seqüestro de biometais como zinco, cobre e ferro da beta-amiloide, uma proteína encontrada em grande quantidade em pacientes com Alzheimer. Essa proteína pode bloquear a sinalização entre as células nas sinapses, que é o primeiro passo para se chegar à perda de neurônios e aos sintomas da doença.
“Os metais que se acumulam na beta-amiloide produzem radicais-livres que atacam os próprios neurônios. O hidrazona tem boa absorção no cérebro, não é tóxico, e seu processo [de produção] é ambientalmente correto e de baixo custo”, disse.
Após testes preliminares em animais, a reação do grupo de controle foi muito positiva, de acordo com os pesquisadores. Os testes devem durar mais um ano e meio e a equipe vai buscar parceiros para a fase de testes farmacológicos na busca por drogas anti-Alzheimer.




FONTE: Agência Gestão CT&I, com informações da Agência Brasil

Como colocar-se no mercado de trabalho após os 50 anos

Cuide da aparência pessoal e siga todas as regras de entrevistas de emprego e tenha em mente e buscar emprego sempre é um desafio em qualquer idade



Neste final de semana estive pesando sobre o assunto e coincidentemente conheci o Sr. Antônio em um desses aniversários de criança de um ano. Quando fui tirar uma foto de recordação com o aniversariante Seu Antônio posicionou a câmara e tirou uma, duas e três fotos. Não estranhei porque todos fazem isso para tirar as melhores fotos. Quando eu estava retornando Sr. Antônio veio me mostrar as três fotos como se estivesse pedindo uma opinião acerca de qual ficou melhor.
Vi as fotos e começamos a conversar e ele falou que agora estava mais fácil exercer a profissão de fotografo pois não era mais necessário usar vários filmes como antigamente e que agora ele podia oferecer um serviço diferenciado pois as fotos escolhidas pelas pessoas poderiam passar por tratamento de Photoshop para a melhora de imagens com o objetivo de oferecer um diferencial ao cliente. Meio sem graça perguntei a sua idade e Sr. Antônio me disse que tinha 44 anos de profissão e 67 anos de idade e que para se manter no mercado tinha que fazer cursos de qualificação e atualizar os equipamentos de trabalho.
Depois desse exemplo de determinação e profissionalismo pensei quais seriam a qualidades que o profissional de 50 anos precisa ter para se manter no mercado de trabalho?

Em primeiro lugar é preciso saber que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que o profissional de mais de 50 anos precisa encontrar uma maneira de desviar a atenção do entrevistador em relação ao quesito idade.
O primeiro passo é atualizar o seu currículo pois alguns cursos podem já não estar adequado ao mercado.

Também é preciso se atualizar com práticas atuais do mercado, hoje em uma rápida pesquisa no Google podemos atualizar nossos conhecimentos, existem muitos cursos gratuitos e muitos sites especializados no seu segmento de atuação.

Sempre é recomendável procurar nichos de mercado onde a sua experiência pode ser bem vinda, muitas empresas precisam de consultorias de pessoas que possam transmitir responsabilidade e confiança. Como alternativa considere trabalhar por projetos ou de forma autônoma como uma forma de poder ser mais competitivo (custo para as empresas) no mercado de trabalho.
Também considere que você precisa aprender a utilizar o Facebook, Whatsapp,

MySpace, Twitter, Linkedin e afins pois hoje muitos empregos e oportunidade são encontrados através dessas redes.

Por fim cuide da aparência pessoal e siga todas as regras de entrevistas de emprego e tenha em mente e buscar emprego sempre é um desafio em qualquer idade.  Tenha em mente que você ao mesmo tempo que leva para mesa do entrevistador anos de experiência o profissional mais velho leva duvidas como uma possível falta de flexibilidade para aprender coisas novas ou menor tolerância para acabar ordens de uma pessoa mais jovem.
Por isso tudo que escrevemos é muito importante que o profissional de mais de 50 anos faça um auto avaliação e veja quais são seus pontos fortes e fracos com a finalidade de mostrar ao mercado de trabalho que a sua idade não faz diferença quando o assunto é o perfil da vaga. Vamos refletir sobre isso!


FONTE: administradores

CARREIRA: 9 dicas para melhorar a produtividade em 2015

Deixar hábitos que não acrescentam nada

 à sua vida é uma delas


iStock
"Certifique-se de colocar as pessoas no centro de tudo o que você faz"

A chegada de um novo ano traz a oportunidade de rever atitudes, estabelecer objetivos e encarar novos desafios. A virada do calendário, depois das festas de final de ano é capaz de restaurar energias e impulsionar crescimento. Entretanto, transformações de verdade não dependem só de resoluções de ano novo. É preciso mudar hábitos e encarar a vida de maneiras diferentes para alcançar objetivos e melhorias. Pensando nisso, preparamos 9 dicas que podem ajudar a evoluir mais nesse novo ano, melhorando sua produtividade e habilidades de liderança, baseadas nesta lista da Fast Company
1. Comece com o pé direito
Dê início ao ano colocando em prática projetos que possam mudar sua rotina em casa e no trabalho. É a sua oportunidade para preencher este novo capítulo com oportunidades, novas experiências e pessoas que podem enriquecer sua vida. Comece o ano com energia, paixão e propósitos renovados.
2. Monte seu próprio Comitê de Assessoria

A quem você recorre quando precisa de conselhos e feedback sincero? A quem você presta contas? É hora de formar o seu próprio comitê de assessores. Identifique três ou quatro pessoas que você respeita em diferentes aspectos da sua vida e convide-as para a integrar o seu comitê. Defina expectativas e explique que você precisará deles ao longo de seu ano.

3. Crie uma pesquisa de opinião

Você cresce ao longo da vida quando a vive de forma consciente e compreende o impacto que possui na vida as pessoas ao seu redor. Uma ótima maneira de saber como crescer é saber no que focar. Faça uma pesquisa de opinião e peça a duas ou três pessoas de seu círculo de amigos para avaliá-lo. Isso ajudará você a tornar-se consciente de seus relacionamentos mais importantes.

4. Liste o que deve ser deixado para trás

Simplificar a vida é uma maneira de otimizar o tempo, mas o cotidiano parece ficar mais complexo a cada ano, e o tempo acaba indo embora sem percebermos. Um exercício simples para evitar que isso aconteça é fazer uma lista de coisas que você precisa parar de fazer neste novo ano. Liste as distrações e os hábitos que o fazem desperdiçar tempo e ter dor de cabeça e as razões pelas quais você precisa detê-los. Em seguida, liste tudo aquilo que você precisa fazer - e não faz - para a alcançar seus objetivos.

5. Encontre significado em tudo

Projetar suas ações com propósito é uma oportunidade de injetar mais satisfação em seus dias (e noites). Se você puder responder as perguntas "Por que estou aqui?" e "Por que eu estou gastando meu tempo fazendo isso?" você vai perder menos do seu tempo valioso em 2015. Projete seus dias propositadamente.

6. Faça pequenos gestos

São os gestos do cotidiano, às vezes mundanos, os mais importantes na hora de mostrar que você entende as necessidades das outras pessoas e que se importa com o que elas precisam de você. Faça o objetivo de sempre procurar perguntar e entender o que é realmente importante para as pessoas que vivem e trabalhar com você.

7. Fale menos, escute mais

Como seres humanos, perdemos muito tempo jogando conversa fora, porque não nos envolvemos em conversas de verdade e nos limitamos a monólogos, achando que ser ouvido é mais importante do que ouvir. Tente ser a pessoa calada na sala e ouvir muito mais do que você fala. Faça perguntas específicas e veja que reações você causa e o impacto que essa abordagem tem em sua própria produtividade.

8. Seja ousado

Defina e firme o seu propósito e o que você quer realizar em 2015, mapeando uma estratégia clara e ousada para as iniciativas mais importantes que você tomará. Comunique sucessos, fracassos, momentos rockstar, e erros. Faça isso com frequência, comemore as pequenas vitórias, e compartilhe as perdas. Lembre-se: atitudes falam mais alto que palavras.

9. Adore sua equipe

Certifique-se de colocar as pessoas no centro de tudo o que você faz. Não é sobre você, não é sobre os lucros, e não é sobre os produtos. Pessoas engajadas e apaixonadas podem mover montanhas. Então faça um esforço para compreendê-las, conhecê-las e agradecê-las. Comunique-se com elas com frequência.


FONTE: administradores

Ferramenta grátis para formatar TCC e trabalhos acadêmicos

Uma das maiores dificuldades de fazer um TCC e trabalhos acadêmicos é a hora em que vamos formatar. Sempre fica faltando algo como página que não foi enumerada, referência escrita de forma errada, espaçamentos e fontes que não ficaram uniformes.

Embora não seja uma situação geral, para muitos estudantes mais aterrorizante do que montar uma monografia ou trabalho de conclusão de curso é deixá-lo de acordo com as regras e padrões da ABNT.

Monografando é um aplicativo criado para facilitar a vida de quem está fazendo o seu trabalho de conclusão de curso ou a sua monografia. Basicamente, o programa divide o projeto e aplica as normas da ABNT em todas as páginas do seu trabalho. Um dos grandes destaques vai para a interface, que é bem intuitiva e organizada em abas para facilitar os preenchimentos.

 Disponível para download gratuito, o software apresenta interface simples, no estilo formulário, na qual basta preencher os campos requeridos, como nome dos integrantes do grupo, do orientador, capítulos e palavras-chave. Depois basta completá-lo com a dissertação.

Veja abaixo como funciona o Monografando:








FONTE: canaldoensino

Dicas espeRHtas sobre a Gestão do Humor no Trabalho










FONTE: RHCentral

Check-in: o que você quer mostrar e o que prefere esconder

A lógica tem tudo a ver como queremos nos mostrar para o mundo





• Em aeroporto no Brasil: Demais! Sou um cara viajado e bem sucedido.

• Em aeroporto na gringa: Demais! Melhor ainda! Sou internacional! Tenho Fidelidade TAM vermelho. Sou rico!
• Em sala VIP de aeroporto: Uau! simplesmente sensacional! E ainda faz um selfie para o Instagram, né? Senão, não faz o menor sentido estar ali.
• Em sala VIP de aeroporto no exterior: Sou um semideus!
• Na rodoviária: Nem ferrando!
• Na sala VIP que a Viação Cometa disponibiliza para os passageiros no segundo subsolo do Terminal Rodoviário do Tietê: Olha, eu acho melhor não!
• No shopping JK Iguatemi: Claro!
• No shopping Interlagos: Não.
• No Ráscal: Demais! Eu almoço em lugares top! E aprecio gastronomia mediterrânea.
• No Habib’s: Nem ferrando!
• Na fila do Drive-Thru do Habib´s dentro do meu Celta (que está com a parcela em atraso): Não, não, não!
• No Giraffa’s; Nem ferrando! Você tá louco?
• No Parque do Ibirapuera: Óbvio! Joga a meu favor. Sou malhado. Estou em forma!
• No Parque do Carmo: melhor não!
• No Pão de Açúcar: Legal. Acho produtos orgânicos e sem glúten para minha casa. Sou cool. 
• No Dia Supermercados: Nem ferrando!
• Na Livraria Cultura: Uau! Demais! Sou descoladão e devoro livros!
• No Santo Grão dentro da Livraria Cultura: Humilhou sua timeline inteira!
• Nas Lojas Americanas comprando uma Caixa de Bis Branco depois do almoço: Nem ferrando!
• No Hospital Israelita Albert Einstein: Top! Meu plano de saúde cobre o Einstein! E o seu, acho que não, né? Então, toma essa!
• No Hospital Santa Piraporinha, do SUS: Não há nenhuma necessidade, melhor não!
• Na biblioteca: Bem legal. Sou culto!
• Na fila do cartório autenticando documentos: Melhor não!
• Na Hamburgeria Nacional: Opa! Cool. Estou gourmetizando meu check-in!
• No Subway, onde eu como todo santo dia aquele sanduba de frango “barato do dia”: melhor não!
• No Spoleto: hummmm, também não!
• Na praia de Maresias: Top demais!
• Na praia do Leblon, Posto 12: Demais! Dar um check-in no Leblon de Manoel Carlos é demais! E vou esperar um pouco para postar o por do sol no meu Insta. Óbvio! Vai explodir de likes! Aêêê!
• Na praia de São Vicente: better not!
• Criar uma venue na minha própria casa e ficar dando check-in todo dia para ganhar badges: Isso é um problema. Procure um médico!
Brincadeiras à parte e sem a menor intenção de denegrir a imagem dos estabelecimentos aqui, cito: minha intenção é satirizar um pouco as lógicas do check-in que vemos todos os dias em nossas timelines. Cada um de nós tem uma estratégia de uso e apropriação desses espaços online. O pesquisador Eduardo Pellanda, da PUC-RS, disse que o Foursquare (e agora Swarm) é um jogo onde a cidade é o tabuleiro. Cada um de nós é jogador e tem uma estratégia de utilização desses aplicativos online. Temos os nossos critérios, criamos as nossas regras de uso, desenvolvemos nossos rituais de utilização, temos as nossas disputas simbólicas ali dentro.

Mas o fato é que procuramos sempre construir uma imagem sempre muito seletiva e muito favorável de nós mesmos. Afinal, consciente ou insconscientemente, em tudo que fazemos nas nossas vidas, o que falamos, o que vestimos, onde vamos, o que escrevemos no Facebook, o ato de dar um check-in aqui, ali ou acolá, sempre projetamos o olhar do outro. Erving Goffman já nos disse isso, décadas atrás, em seu belo livro “A representação do eu na vida cotidiana”.



FONTE: administradores

FESTIVAL ABCR 2015

Glossário de Marketing



Link de acesso: 
 http://exame.abril.com.br/marketing/glossario/?letra=u



FONTE: Exame

terça-feira, abril 14

TECNOLOGIA: Projeto de carro japonês vem equipado com grill, karaokê e drone para selfies

A Nissan quer tornar o projeto realidade através de uma campanha de crowdfunding







Os japoneses estão planejando transformar o sonho de viajar e poder preparar um churrasco onde bem imaginar em realidade. A Nissan, em parceria com a Associação Japonesa de Churrasco, apresentou o projeto para seu novo carro multifuncional, o Nissan Ultimate Smart BBQ. Ele vem equipado com churrasqueira, pia, máquina de karaokê e até mesmo um drone para capturar selfies dos momentos de comilança e descontração.
O carro é baseado no modelo e-NV 2000, uma mini-van totalmente elétrica. Entretanto, o Nissan Ultimate Smart BBQ ainda é um projeto e precisa da ajuda de financiadores para sair do papel. O crowdfunding para arrecadação de pouco mais de 8 mil dólares está sendo realizado via Green Funding Lab e encerra dia 31 deste mês. 
Caso o financiamento coletivo dê certo, os donos dessa churrasqueira ambulante poderão usufruir de itens como: um grill elétrico de 1500W de potência, um sistema de proteção contra mosquitos por ondas ultrassônicas, chuva artificial para dias de calor escaldante, janela com monitor e conexão direta com smartphones, karaokê com tela integrada à janela, drone dedicado a selfies acoplado ao teto, pia, lixo e utensílios de cozinha acoplados ao porta-malas, toldo para armação anexa ao carro. Apesar das expectativas, vale uma ressalva para os brasileiros: a empresa não tem planos de lançar o modelo nas Américas.
Confira o vídeo de divulgação: 











FONTE: administradores

Site oferece mais de 100 e-books clássicos gratuitamente

iba é uma das maiores loja online de conteúdo digital do país. Nele você encontra as melhores revistas, grandes livros e os principais jornais. Ele funciona como uma banca de jornal ou uma livraria, mas totalmente dedicado a títulos em formato digital para você ler onde e quando quiser. São dezenas de milhares de títulos que podem ser apreciados em seus aplicativos de leituras gratuitos para iPad, tablets Android e PC.

O site oferece mais de 100 e-books clássicos gratuitamente

Obras como “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida; “A Ilustre Casa de Ramires”, de Eça de Queiroz; e “Cancioneiro”, de Fernando Pessoa foram liberadas.

Clique aqui para fazer download dos aplicativos e aproveitar tudo de bom que o iba tem a oferecer.
Aproveite e boa leitura!


FONTE: canaldoensino

III Congreso Iberoamericano sobre Acoso Laboral e Institucional & IV Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho

Convite

Deixe agendado a data: 08 a 11 de outubro de 2015

Acesse o site e tenha todos as informações ou abra o anexo



Esperamos você!!!

SOCIAL GOOD BRAZIL LAB 2015

CIDI 2015 - VII Congresso Internacional de Design da Informação

CIDI2015


Nova data:  19 de abril de 2015




MAIS INFORMAÇÕES

http://www.cidi2015.org/